Profissionais abordam áreas de atuação a alunos de Fisioterapia da UNIGRAN

Fisioterapeuta Higor Ranniery Panato Passos durante palestra que abordou a Quiropraxia

Acadêmicos do 1º, 3º e 5º semestres de Fisioterapia da UNIGRAN receberam diversos profissionais durante um ciclo de palestras que abordou algumas das áreas de atuação. Foram três dias de palestras, que teve como temas a Quiropraxia, Osteopatia e a Microfisioterapia.

Ângela Midori, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, explicou sobre a iniciativa. “A Fisioterapia tem várias áreas de atuação e algumas delas são áreas de formação, que o aluno vai conhecer depois da graduação, quando eles se especializam e se aprimoram. Embora sejam áreas similares e que se interagem, são distintas e que trazem um resultado muito rico e eficaz no alívio da dor e dos sintomas e também na correção dos problemas, por isso nós achamos importante que eles conheçam e entendam a importância do que é ensinado na graduação para compreender a complexidade desses tratamentos na atuação profissional”, disse.

A primeira área abordada com os alunos do período integral foi a Quiropraxia, com o fisioterapeuta Higor Ranniery Panato Passos. Segundo ele, apesar de novo no Brasil, o tratamento tem conquistado cada vez mais adeptos. “A Quiropraxia chegou ao Brasil há pouco tempo e, apesar de nova, tem sido cada vez mais procurada, principalmente após o reconhecimento dos benefícios pela área médica. Ela atua em todo o funcionamento do organismo e é indicada, por exemplo, para insônia, dor de cabeça, enxaqueca, problema mandibular, entre outros. O melhor é que os benefícios são instantâneos, ou seja, não é um tratamento que traz resultados somente após várias sessões e, por isso, tem despertado bastante o interesse e a procura das pessoas que querem o bom funcionamento do corpo e bem-estar. Neste cenário, é muito importante que os acadêmicos conheçam a técnica para que possamos ampliar o quadro de aplicadores da técnica”, apontou.

Keciley Rodrigues Valensuela, acadêmica do 1º semestre, aproveitou a oportunidade e tirou todas as dúvidas.  “Eu conheci a Quiropraxia na internet e depois comecei a fazer várias pesquisas. Eu tenho muito interesse pela área e, durante a palestra, esclareci muitas dúvidas, principalmente que a técnica não exige força e sim, habilidade. Era o que eu mais queria saber”, falou.

Já o profissional de Educação Física e aluno do 3º semestre, Christian Mendonça Matos, disse que tinha apenas um conhecimento superficial da técnica e destacou os benefícios. “Achei muito importante que, para o profissional iniciar um tratamento utilizando a Quiropraxia, é indispensável a realização de uma avaliação do paciente. Aplicar a técnica sem avaliar antes é o mesmo que um médico medicar antes de saber o diagnóstico. Ainda, o que me chamou a atenção foi a eficiência dela, pois tem os resultados muito rápido, beneficiando os pacientes que têm pouca disponibilidade financeira e de tempo”, apontou.

No segundo dia de palestras, os estudantes também conheceram um pouco mais sobre a Osteopatia e a Microfisioterapia com os fisioterapeutas Rodrigo Deller e Adriana Petelin, respectivamente. Já o último dia do ciclo de palestras, houve a participação de todos os profissionais que abordaram as três áreas para os alunos no período noturno.