Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem atividade de educação ambiental

Acadêmicos mobilizam faculdade para a conscientização ambiental

Os acadêmicos do 9º semestre de Engenharia Mecânica estão desenvolvendo uma atividade de educação ambiental. Sob a orientação da professora Danielle Cristine Pedruzzi, na disciplina de Ciências do Ambiente, os alunos distribuíram aos colegas das outras turmas e do curso de Engenheira Civil, lixeiras de câmbio de carro e sortearam garrafinhas.

No pátio, foram colocados cartazes com orientações de práticas sustentáveis e duas lixeiras coletoras de materiais de metais e plástico que serão reciclados nas aulas práticas dos laboratórios.

Educação ambiental é um dos pilares da sustentabilidade. Conforme a professora Danielli, os estudantes precisam ser informados de certos procedimentos para se conscientizarem e adotarem práticas sustentáveis no dia a dia. “Essa atividade é para a conscientização dos alunos, para que eles consigam realizar, a partir dessas informações, práticas sustentáveis na faculdade e, futuramente, no mercado de trabalho”, menciona.

Os alunos foram em todas as salas dos cursos de Engenharia Mecânica e Civil para mobilizar as turmas. Dentre as práticas orientadas estão: utilizar garrafinha de água ao invés de copos descartáveis, entregar os trabalhos pela Plataforma Google Classroom para evitar o uso de papel, sempre jogar o lixo nas lixeiras, apagar a luz sempre que as salas não estiverem sendo utilizadas e evitar o uso de canudos plásticos.

O plástico será reciclado para utilização na impressora 3D, já o alumínio para o laboratório de polímeros. O acadêmico Miguel Augusto Peres explica que, com os equipamentos dos laboratórios, é possível conformar o alumínio, moldar o material em uma necessidade específica para os trabalhos.

“Foi muito importante desenvolvermos essa atividade. Quando formos para o mercado de trabalho, ter este embasamento de consciência ambiental da faculdade, nos ajudará a conseguir aplicar esses conhecimentos de forma prática”, ressalta o estudante.