Paisagista Benedito Abbud palestra para mais de 400 pessoas na UNIGRAN

Arquiteto e paisagista Benedito Abbud ministra palestra na UNIGRAN

Sustentabilidade, acesso ao verde. Usufruir das plantas e de tudo que a natureza nos oferece. Este é o conceito apresentado pelo arquiteto Benedito Abbud, conceituado paisagista brasileiro, autor de mais de seis mil projetos, em quase 50 anos de profissão. Abbud é o responsável pelo projeto paisagístico do jardim da mansão Garcete onde acontece a 3ª edição da UNIGRAN Decor, única Mostra brasileira de arquitetura, designer e paisagismo produzida exclusivamente por universitários.

E a partir do contexto de trazer a realidade do mercado de trabalho para dentro da universidade foi que surgiu a ideia de ministrar em Dourados uma verdadeira aula show, com a temática “A importância do lazer e da vegetação nas cidades”, conduzida por Abbud. Mais de 400 pessoas, entre estudantes, profissionais e empresários.

“Hoje mais do que nunca as pessoas necessitam desta proximidade com a natureza, poder criar os filhos em parques, por exemplo, ou ter em casa uma área verde, um contato com o meio ambiente e isso é de extrema importância em tempos como os atuais, onde a tecnologia ou então a correria dos grandes centros empresariais ou até mesmo a loucura do trânsito durante a ida e volta do trabalho fatores que acabam nos tirando por horas, deste contato com o verde, então a é sempre aproximar as pessoas do que é natural”, frisa Abbud.

E esse conceito acaba sendo tendência não apenas em centros comerciais, mas também quando o assunto é morar bem. Em Dourados, por exemplo, alguns condomínios de alto padrão já estão sendo projetados com espaços para proporcionar aos moradores lazer e contato com a natureza. Um exemplo é o condomínio de alto padrão que está sendo construído em Dourados. Com 90 hectares, destes 13 destinados exclusivamente à área verde, o Hectares é referência quando o assunto é sustentabilidade.

De acordo o empresário Valdemir Messias, proprietário da São Bento Incorporadora, que é responsável pela construção do Hectares, todo o projeto do residencial foi desenvolvido pensando no bem estar dos moradores. “A ideia sempre foi priorizar o verde em nosso projeto podendo assim proporcionar as famílias, além de bem estar ao ter contato direto com a natureza, mas também oferecer o que há de melhor em infraestrutura sustentável”, afirma Messias.

Para o professor Douglas Raldi, curador e organizador da UNIGRAN Decor 2019, poder proporcionar aos estudantes, além do contato direto com as futuras profissões, é mais do que gratificante. “A oportunidade que nossos alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e design de interiores estão tento com a UNIGRAN Decor é impar. Tanto na execução e reformulação da casa onde acontece a Mostra quanto com a palestra do Benedito Abbud, podendo enriquecer conhecimentos e tudo isso é muito incrível”, diz Raldi.

Ainda segundo Abbud, o arquiteto é responsável por reproduzir sonhos e a partir de então construir a morada de famílias, alinhando sempre a sustentabilidade, não apenas a ambiental, a econômica ou a social, mas a sustentabilidade social. “Todos nós estamos em busca de conforto e de aconchego para nossa família e o verde traz essa paz que tanto precisamos hoje em dia, depois de uma rotina estressante de trabalho, poder compartilhar com os filhos, familiares o contato com a natureza, isso não tem preço”, pondera Abbud.