Formação de professores polivalentes é tema de abertura da XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da UNIGRAN

Dra. Selma Garrido Pimenta durante palestra de abertura da XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia

Com a temática ‘Pedagogia da UNIGRAN no trem da alegria – 30 anos formando professores’, aconteceu na segunda-feira (20), data em que é comemorado o dia do Pedagogo, a abertura da 25ª Jornada Acadêmica do curso de Pedagogia da Instituição.  Pelo menos 800 pessoas se inscreveram para participar da jornada. A palestra de abertura ficou à cargo da pedagoga, doutora em Educação, Selma Garrido Pimenta, que falou sobre a formação de professores polivalentes.

Segundo a professora, a Educação é, acima de tudo, um processo de humanização que merece atenção especial dos profissionais que escolhem essa área de formação. “O curso, depois das diretrizes curriculares de 2016, ficou definido como sendo uma graduação que forma, como profissionais, professores para educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e assim, deixou de ser um curso de pedagogia propriamente dito, para se tornar uma licenciatura e assumiu fortemente essa característica. Com isso, o professor acaba ensinando várias disciplinas o que o torna polivalente”, resume Pimenta.

A professora e coordenadora da brinquedoteca da UNIGRAN, Lúcia Eugênia Pittas Martini, que atua na Instituição desde a implantação do curso, é uma grande satisfação comemorar o trigésimo ano de aulas ministradas no curso de Pedagogia da UNIGRAN.

“É um evento muito importante chegar a 30 anos de um curso, ainda mais para mim que estou aqui desde a primeira turma. Nós já formamos muitos educadores e ter tantos professores trabalhando nas redes de ensino tanto de Dourados, como de outros municípios e estados, nos deixa muito felizes, tenho muito orgulho de fazer parte da família UNIGRAN e nós estamos colhendo frutos muito bons do que plantamos lá atrás”, frisa.

O tema da jornada foi escolhido em comemoração aos 30 anos de Pedagogia da UNIGRAN, e também em alusão ao dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio. Para Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso, nada mais propício do que falar com o futuro profissional, sobre as multifaces do pedagogo. “Nós precisamos ter um olhar diferenciado para essa educação humanizada e a escolha da palestrante foi por ela ser uma das teóricas que é peça fundamental para o nosso trabalho na área da Pedagogia”, finaliza Borges.

Durante a noite, acadêmicas do curso apresentaram uma breve peça teatral, além de ser também realizada a 11ª edição do Dia do Brincar e o 1º encontro do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) de Pedagogia e Educação Física, em que os alunos explicaram seus respectivos projetos.

Ainda fazem parte da programação, minicursos além de rodas de conversa com as temáticas ‘Crianças e Infâncias na perspectiva do desenvolvimento infantil’, ‘Educação Especial’, ‘Educação Inclusiva’ e ‘o trabalho coletivo entre os seus pares’.

Já a palestra de encerramento, realizada na quarta-feira, 22, teve como tema ‘Inclusão escolar de crianças/alunos: numa perspectiva humanizada de atendimento educacional especializado na infância’, ministrada pelo professor doutor Giovani de Bezerra.