Com o apoio da UNIGRAN, CRO-MS lança cartilha sobre protocolos farmacológicos em Dourados

Além de oferecer formação profissional de qualidade, UNIGRAN também oferece apoio durante a atuação profissional

Com o apoio da UNIGRAN, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul - CRO-MS lançou a cartilha ‘Protocolos farmacológicos recomendados na prática odontológica’, na manhã desta quarta-feira, 15, que objetiva auxiliar os cirurgiões-dentistas na aplicação de medicamentos em tratamentos odontológicos.

O documento foi elaborado em conjunto pelos profissionais Dr. Alcides Moreira, que é docente do curso de Odontologia da UNIGRAN, Dr. Júlio César Leite e Dr. Rodrigo Balejo, e traz atualizações em protocolos medicamentosos indicados no exercício da profissão.

Durante o lançamento, Alcides também ministrou a palestra ‘Farmacologia na prática odontológica’, como parte do projeto de Educação Continuada do Conselho, para cirurgiões-dentistas de Dourados e região.

Silvânia da Silva Silvestre Cabral, secretária do CRO-MS, explicou como a iniciativa de elaborar a cartilha surgiu. “O Conselho Regional de Farmácia [CRF] nos procurou e apontou alguns problemas com a prescrição de medicamentos pelos profissionais. Então, entramos em contato com os três professores da área de farmacologia para entender o que estava acontecendo e achar uma solução. Como na Odontologia a prescrição de antibióticos e outros medicamentos é diferente da dos médicos, constatamos que muitos colegas tinham dúvidas. Assim, fizemos um levantamento dos farmacológicos mais utilizados pelos profissionais do estado e, a partir daí, criamos a cartilha, que é a primeira de Mato Grosso do Sul. O resultado está um sucesso e todos os municípios estão pedindo a palestra do professor Alcides e exemplares”, disse.

Moreira, organizador da cartilha, apontou que havia a necessidade das prescrições terem maior embasamento científico. “A utilização e a prescrição de medicamentos era mais embasada de maneira empírica, pela experiência dos colegas e sem muito conhecimento técnico ou científico. Por isso, o CRO reuniu representantes da área, de três instituições de ensino do estado, para montar os protocolos medicamentosos indicados, tanto no âmbito público quanto privado, baseados em evidências científicas”, informou.

O professor destacou também a preocupação da UNIGRAN não só com a formação, mas também com a atuação dos profissionais. “A UNIGRAN tem um curso de Odontologia muito bem conceituado e tem um papel de grande importância na formação de novos profissionais. Mas ela se preocupa também com a atuação profissional deles, ou seja, com sociedade como um todo, por isso sempre apoia o CRO, principalmente nas formações continuadas, atuando na extensão universitária e beneficiando tanto a classe odontológica quanto os pacientes que vão receber um atendimento com mais qualidade e segurança”, apontou.

Já o delegado da Delegacia Regional do CRO-MS em Dourados, Efraim Neres Santana, destacou que a cartilha atende as mudanças ocorridas na área. “A Odontologia mudou muito. Hoje temos uma gama de opções medicamentos e essa cartilha vem para servir como uma base para os colegas, uma apostila prática para eles usarem no dia a dia e esclarecerem qualquer tio de dúvidas. Certamente vai beneficiar todos os profissionais independente da área de atuação”, finalizou.

Participaram do evento, profissionais de dez municípios: Dourados, Itaporã, Jateí, Sete Quedas, Caarapó, Douradina, Fátima do Sul, Maracaju, Naviraí e Paranhos.Todos os profissionais receberam um exemplar da cartilha. Mais informações podem ser obtidas na Delegacia Regional de Dourados do CRO-MS ou pelos telefones (67) 3421-1608 e 99258-4824.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran