Com inscrições abertas até sexta, 17, o Enem pode realizar o sonho da graduação

Desde a criação do ProUni e Fies, a UNIGRAN disponibiliza vagas por meio da pontuação do Enem

Quem sonha em cursar o Ensino Superior em uma instituição de ensino privada, mas possui limitações financeiras, tem a oportunidade de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para obter bolsa parcial ou integral do Programa Universidade para Todos – ProUni, ou ainda financiar seus estudos com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. As inscrições foram abertas na segunda-feira da semana passada e serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira (17).

A UNIGRAN é umas das instituições que aderiu ao ProUni e ao Fies desde a criação dos programas e disponibiliza vagas por meio do Enem. Com isso, já realizou o sonho da graduação de centenas de profissionais nas mais diversas áreas, quando ajudou a superar as dificuldades.

Em 2015, o dentista Bruno Veloso Rocha de 29 anos, graduou-se na UNIGRAN com o ProUni. Segundo ele, sem a bolsa não teria realizado o sonho profissional. “O ProUni foi essencial para que eu pudesse cursar Odontologia, pois minha família não teria condições financeiras de arcar com as mensalidades e ainda, o curso é em período integral, o que me impossibilitou de trabalhar formalmente. Sem ele seria impossível. Acredito que o Enem é uma excelente oportunidade de inclusão de pessoas menos favorecidas financeiramente, mas com grande potencial para construção de uma carreira de sucesso. Toda oportunidade para buscar aquilo que se almeja para a vida é válida e o Enem é uma delas, é uma possibilidade que temos. Acredito que a limitação financeira pode ser um ponto limitante, mas não devemos deixar que isso seja o motivo da desistência”, apontou.

Já o advogado Marcelo Brito de Figueredo, de 32 anos, formou-se neste ano, com o auxílio do Fies e também do ProUni. “O Enem foi fundamental na realização do meu sonho. Sem os programas, ingressar em um curso como o Direito em uma instituição particular não seria possível para uma pessoa como eu, de origem humilde. Por isso, vejo o Enem como uma grande oportunidade, uma vez que permite a todos os brasileiros a realização dos sonhos por meio do estudo. É uma porta para um mundo que eu jamais imaginaria pertencer e graças a ele hoje sou formado”, ressaltou.

Nilse Marli Scheuer Cândido, diretora acadêmica da UNIGRAN, explicou como a instituição utiliza a prova. “Nós reservamos 10% das vagas para este público e quem fizer o Enem pode ser dispensado do vestibular, desde que não zere nenhuma área de conhecimento e a redação. Ainda, aqueles que tirarem no mínimo 450 pontos de média e não zerarem a redação, podem concorrer as bolsas do ProUni ou ao Fies para qualquer um dos nossos cursos, desde que cumprindo os critérios de cada um. Por isso o Enem é uma grande oportunidade para muitos mudarem de vida”, disse.

Enem 2019

Todos os interessados em participar da prova devem se inscrever, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame. As inscrições ocorrem na página do participante no site oficial do Inep, disponível no endereço https://enem.inep.gov.br/.

Entre as novidades deste ano, o valor foi reajustado para R$ 85. O Enem vai contar com um novo sistema de inscrição e será solicitada, de forma opcional, a inclusão de foto. Durante a inscrição, surdos, deficiente auditivos e surdocegos também vão poder indicar o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear. Outra medida implantada será a revista de lanches no dia da aplicação da prova.

Os candidatos contarão também com um espaço para fazer o rascunho da redação e de cálculos, que virá ao final no caderno de questões e poderá ser destacado.

Desde 2017, a prova do Enem é aplicada em dois domingos consecutivos. Este ano, as provas estão marcadas para o dia 3 e 10 de novembro e serão quatro provas objetivas, sendo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, totalizando 180 questões, e uma redação.

Os portões dos locais da prova serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, do horário de Brasília. No dia 3 os candidatos têm até às 19h para resolver as questões e no dia 10, a prova vai até às 18h30.

O Enem avalia o desempenho do estudante e colabora para uma auto avaliação do Ensino Médio, permite o acesso à Educação Superior por meio do Sisu, ProUni e o financiamento e apoio estudantil com o Fies e ainda contribui para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.