Arquitetura e Urbanismo vence o Hackathon 2019 da UNIGRAN

Criadores da startup campeã DzEntulhe, do curso de Arquitetura e Urbanismo, durante a premiação

Após uma maratona de oficinas, imersão e mentorias, a segunda edição do Hackathon da UNIGRAN terminou na manhã do último domingo, quando uma banca de investidores avaliou as startups e aconteceu também a premiação do evento. A vencedora foi a DzEntulhe, criada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, para a venda de sobras de materiais de construção em obras, que faturou R$ 1.300. A segunda colocada foi a Pelos R$, do curso de Medicina Veterinária, que recebeu R$ 700 e a terceira Delta7, formada por uma equipe multidisciplinar, que ganhou R$ 500. Elas também receberam troféus e medalhas.

O Hackathon 2019 objetivou apoiar o desenvolvimento de aplicações e soluções tecnológicas inteligentes com o foco em demandas da comunidade, além de fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, o mundo dos negócios, a inovação e o entretenimento digital. Contou também com a participação de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Produção Agrícola.

Um dos criadores da DzEntulhe, Thomas Henrique Resende Machado, explicou como surgiu a proposta. “Atuamos diretamente com obras e constatamos que em todas elas sobram materiais, que geralmente vão para o lixo ou ficam armazenados, sem utilidade. Diante disso, pensamos na ideia de criar uma plataforma que pudesse revender esses produtos por um custo menor e com a logística realizada pelo próprio sistema, surgindo então a DzEntulhe”, contou.

O acadêmico destacou também o aprendizado adquirido com as atividades. “Foram muitos benefícios que o Hackathon nos proporcionou, entre eles o aprendizado na prática de como realizar uma pesquisa de mercado, além do trabalho em equipe e empreendedorismo”, apontou.

Fabiano Nagamatsu, diretor de Inovação da UNIGRAN, falou das novidades desta edição. “Este ano nós trabalhamos com mais cursos, sete no total, das áreas de exatas, agrárias e Arquitetura e Urbanismo. Também deixamos os temas livres para despertar mais criatividade e inovação nos alunos, por meio da criação de produtos da área de atuação de cada equipe e isso nos garantiu um resultado excelente. Outro fato interessante é que tivemos uma grande participação de acadêmicos dos primeiros semestres e alguns, inclusive, estiveram entre as equipes vencedoras”, ressaltou.

Tomada pela emoção, a Pró-reitora de Ensino e Extensão Maria Alice Fernandes, enalteceu o evento. “Externo o nosso orgulho de atuar nesta Instituição. É gratificante quando você tem a meta de trabalhar em função da qualidade do ensino e oferecer uma melhor aprendizagem e constatar que nossos alunos estão imbuídos neste propósito. Quero parabenizar o professor Fabiano Nagamatsu e toda a equipe de mentores e organizadores pelo trabalho esplendoroso e salutar. Estamos encerrando este evento depois de praticamente três dias de atividades com os acadêmicos exaustos, porém felizes pelos resultados alcançados. Isso porque eles aprenderam nestes dias que o mais importante é buscar o conhecimento por meio da prática aliada à teoria, por isso temos trabalhado com as metodologias ativas, garantindo um aprendizado real, e o Hackathon contribui para essa reflexão, além de formar multiplicadores”, disse.

Integraram a equipe vencedora os acadêmicos Luis Augusto Tanamati Fernandes, Larissa Spanivello Barbosa, Thais Diniz Zetolis, Willian de Almeida Faria, Thomas Henrique, Igor Brandão Moura e Débora de Araújo Duarte, que tiveram a mentoria dos professores Ana Cristina Yamashita, Claudia Christina Torraca de Freitas, Leandro Camilo, Márcio de Melo Carlos Santos, Silvio Staut Moraes Junior e Valesca Amaro Cechin.

Além das startups premiadas, os participantes do Hackathon criadas e apresentaram outras sete: Kit Spray para Inoculação Localizada; ForCode; Orçafácil; quemindica.com; MeEnsina; ECO Pollen e Mines Analytics.

O evento teve o apoio da Espaço Notebook e da startup KönigCard, de São Paulo.

{galeria}