Calouros de Fisioterapia da UNIGRAN participam de aulas com metodologias ativas

Em descontraída, calouros de Fisioterapia aprenderam sobre as diferentes atuações do profissional

Os acadêmicos dos primeiros semestres integral e noturno de Fisioterapia da UNIGRAN participaram, na última semana, de aulas com a utilização de metodologias ativas. A atividade foi coordenada pela professora Ângela Midori, na disciplina de História e Deontologia da Fisioterapia, e consistiu na formação de grupos que pesquisaram uma área de atuação do profissional, bem como os recursos e equipamentos utilizados nela, e a apresentação sobre o funcionamento por meio de uma maquete.

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

A professora Ângela Midori explicou que a apresentação de recursos terapêuticos de áreas de atuação da Fisioterapia faz parte do conteúdo da disciplina para que os alunos possam pesquisar e conhecê-las. “Essa metodologia foi utilizada como um incentivo para proporcionar uma pesquisa mais lúdica e interativa e para que despertasse neles outros sentidos além do visual, da escrita ou da apresentação oral. Com ela, eles puderam sentir como é a forma dos objetos, se atentaram aos detalhes, às cores e ao funcionamento, o que enriqueceu o aprendizado. A maioria dos grupos se sobressaiu e foi além do que tínhamos proposto, tornando o resultado muito satisfatório”, disse.

A aluna Maria Eduarda Azambuja Voigtlander destacou a contribuição da atividade para o aprendizado. “Essa metodologia tornou a aula mais dinâmica e isso contribuiu muito mais na absorção do conhecimento. Confeccionar as maquetes nos obrigou a aprofundar a pesquisa e ajudou a dominar o conteúdo para que pudéssemos fazer a apresentação. Outro ponto interessante é que os próprios alunos foram explicando sobre o funcionamento dos aparelhos e equipamentos e isso tornou a aula mais interessante e participativa”, apontou.

Os trabalhos apresentados abordaram sobre as áreas de Fisioterapia: Dermatofuncional, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurofuncional, Pilates e Hidroterapia.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran