Aula Magna dá início à pós-graduação em Avaliação Psicológica

As inscrições para a especialização ainda estão abertas

Professor Rui Mateus Joaquim aborda o tema ‘Neurociência e Avaliação da Personalidade’ durante aula inaugural

Acadêmicos e profissionais participaram da aula magna do curso de Psicologia e da pós-graduação em Avaliação Psicológica da UNIGRAN. O convidado para ministrar a aula foi o professor Rui Mateus Joaquim, doutor em Ciências, com ênfase em Neurociência Cognitiva, que abordou o tema ‘Neurociência e Avaliação da Personalidade’.

O evento foi a abertura oficial do ano letivo dos estudantes. Conforme Ticiana Araújo da Silva, coordenadora de Psicologia, mencionou que a junção da aula inaugural dos cursos – graduação e especialização – deu possibilidade aos acadêmicos de interagir com os profissionais já formados, que já atuam no mercado de trabalho.

“O professor Rui é uma sumidade no assunto, então foi uma oportunidade dos estudantes ouvirem alguém com tanta competência na nossa área. A especialização, apesar de ser focada na avaliação psicológica, vai dar possibilidade para o aluno saber dentro dos diversos contextos, como por exemplo, da avaliação hospitalar, da avaliação para aquele candidato que quer ter o porte de arma, também uma avaliação de criança que está com dificuldade de aprendizagem ou de um idoso que está com princípio de esquecimento e tem uma dúvida diagnóstica, se há ou não alguma doença degenerativa, entre outros”, ressaltou Ticiana.

Rui Mateus Joaquim vai ministrar a primeira disciplina do curso de Pós-graduação. O professor explicou que a neurociência é a área que se estuda a relação entre o cérebro e o comportamento, mas que, muito recentemente, estudos sobre os tipos de personalidade humana têm relacionado a compreensão desse fenômeno ao funcionamento cerebral.

Durante o evento, o psicólogo apontou a variabilidade dos tipos humanos e como esses padrões expressivos em que os indivíduos são, se comportam, se expressam, funcionam e sum relação direta com determinados padrões de funcionamento cerebral.

“Por exemplo, as pessoas que são muito extrovertidas ou têm muita abertura, tendem a ter maior atividade em circuitos cerebrais relacionados à recompensa, faz com que essas pessoas tenham mais disposição para comportamentos exploratórios, o que explica abertura para novidades, questões dessa natureza”, disse.

A disciplina inicia explicando como a mente funciona, através de um referencial de base neurobiológica e evolucionária, baseando na Psicologia Evolucionista e nas Neurociências, conforme Joaquim. A ideia é trazer um panorama de como tem sido pensado o modo como a mente se organiza e seus objetivos básicos, suas funções, para a partir daí, fazer uma leitura das Teorias da Personalidade que tenham uma relação com esses conhecimentos.

“O aluno vai conseguir sair com uma boa impressão de como fazer uma avaliação da personalidade das pessoas, para que ele possa colocar essas pessoas na função certa, realocá-las, identificar vulnerabilidades frente à algumas situações de stress, etc. O mercado de trabalho para a área de avaliação psicológica é muito amplo, é possível atuar em muitas frentes como na área organizacional, forense, trânsito, porte de arma, então esse curso de especialização é a coluna vertebral da Psicologia, porque é a partir da avaliação psicológica que nós tomamos decisões sobre os encaminhamentos que podemos tomar sobre os indivíduos nos mais diversos contextos”, enfatizou professor Rui.

As matrículas estão abertas até o dia 27 de abril e o curso tem a duração de 18 meses. Mais informações podem ser obtidas no site www.unigran.br/pos, no telefone (67) 3411-4114/4152 ou pelo e-mail: denis@unigran.br.