Calouros de Gastronomia da UNIGRAN apresentam trabalho sobre as culturas regionais do Brasil

Os alunos do primeiro semestre do curso de Gastronomia da UNIGRAN apresentaram, na manhã da última sexta-feira (29), um trabalho prático que abordou a história, cultura, gastronomia e turismo das regiões brasileiras. A atividade foi desenvolvida sob a orientação da professora Jane Martins Lima, da disciplina de História, Patrimônio e Gestão Organizacional, além do apoio de outros docentes do semestre.

Jane explicou que os alunos tiveram o desafio de caracterizar cada região por meio da criação de três produtos. “Temos hoje a apresentação de um trabalho que abrange a gastronomia brasileira. Estamos estudando a história da gastronomia e chegamos ao Brasil, assim, dividimos o país em cinco regiões e cada grupo teve o desafio demonstrar a cultura, história, gastronomia e o turismo de cada uma delas através de um poema de autoria própria, montagem da mesa e criação de um prato para os convidados degustarem”, disse.

Ainda segundo a professora, o trabalho teve como base o livro ‘Brasil: Gastronomia, Cultura e Turismo’, porém, os estudantes também utilizaram outras fontes de pesquisa para enriquecer a criatividade.

O grupo da acadêmica Amanda Taís Santos Dias escreveu um poema da Região Sudeste. “A inspiração do poema veio um pouco da cultura de cada estado. Do Rio de Janeiro a bossa nova e o samba, de São Paulo a rotina, de Minas Gerais a culinária e do Espirito Santo o mar e o Congo, estilo musical característico da região. Esta é a nossa primeira atividade prática de atendimento ao público e apesar das dificuldades, está sendo muito importante pelas experiências que nos proporcionou. O curso possui muitas atividades práticas e isso é fundamental para a nossa área de atuação”, explicou.

Já Eduardo Chagas integrou o grupo que apresentou a Região Norte. “Procuramos valorizar muito bem a cultura do Norte do Brasil. Criamos o nosso prato com o peixe, que é a comida mais consumida na região, e o Festival de Parintins, que inspirou o poema e a decoração da mesa. Outro ponto importante é que durante a realização do trabalho, colocamos a teoria em prática e aprendemos principalmente a organizar e otimizar o tempo e harmonizar o trabalho em equipe”, destacou.

A apresentação do trabalho aconteceu nos períodos matutino e noturno no Restaurante Escola da UNIGRAN e contou com a participação de 20 convidados da Instituição.

Convidados foram surpreendidos com a declamação de poemas e a degustação pratos inspirados nas culturas regionais