Aula magna de Odontologia da UNIGRAN aborda diagnóstico e manejo clínico da cárie

Paulo Zárate orientou que o tratamento da cárie tem sido cada vez menos invasivo

O curso de Odontologia da UNIGRAN realizou, na manhã desta segunda-feira (25), a aula magna e recebeu o professor Paulo Zárate Pereira, diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, que ministrou a palestra “Diagnóstico e manejo clínico da cárie”. Participaram também os docentes e alunos de todos os semestres.

A coordenadora do curso, professora Camila Estarópoli Ramos Zeuli, falou sobre a importância de trazer a temática no evento. “O tema é de extrema relevância, pois nos auxilia em estratégias preventivas, diagnósticas e terapêuticas aos pacientes com lesão cariosa, seja no estágio inicial, com uma mancha branca ou no estágio avançado, com cavitação. Embora seja uma aula inaugural, também participaram acadêmicos do primeiro ao último semestre, pois o conteúdo contribui para o diagnóstico correto e a intervenção adequada aqui nos atendimentos da nossa Clínica”, explicou.

Segundo Paulo Zárate Pereira, que também já foi docente do curso de Odontologia da UNIGRAN, a cárie é uma dos maiores problemas de saúde pública. “O objetivo da palestra foi trazer os conhecimentos mais recentes a respeito do diagnóstico e da prevenção da doença cárie dentária. Embora a Odontologia avança muito no aspecto científico e tecnológico, nós ainda estamos presos a velhos paradigmas, pois a cárie dentária é a doença crônica mais prevalente na população brasileira”, informou.

O professor ressaltou também que todo profissional precisa conhecer profundamente a doença. “Todo cirurgião dentista precisa conhecer muito bem a doença para saber diagnosticar e tratar corretamente, por isso, a importância de trazer este tema para a aula magna, em que, principalmente os alunos do primeiro semestre, começam a ter o contato com o diagnóstico e o tratamento desse problema de saúde pública que nós enfrentamos no país”, disse.

Sobre a doença

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Se não tratada em seu estágio inicial, pode-se atingir a polpa e a raiz dos dentes.

Entre todas as doenças que afetam pessoas, a cárie é uma das mais prevalentes no Brasil e no mundo. A lesão de cárie, que pode se apresentar de diversas formas, ocorre, geralmente, por falta de escovação adequada e consumo de açúcares.