UNIGRAN comemora Dia Mundial da Água com ação educativa no shopping

Sob a orientação dos professores, acadêmicos realizaram conscientização e atendimentos no shopping

Nesta sexta-feira, 22, a UNIGRAN realizou uma ação educativa para comemorar o Dia Mundial da Água. Participaram os cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição e o Shopping Avenida Center foi parceiro da iniciativa. Além da conscientização dos cuidados com a água e suas propriedades terapêuticas, os acadêmicos também realizaram aferição de pressão arterial e monitoramento da glicose.

Bruno Amstalden, supervisor de estágio do curso de Fisioterapia, explicou sobre alguns efeitos terapêuticos da água. “Na UNIGRAN nós temos um projeto de Hidroterapia, que faz o tratamento de algumas enfermidades e lesões por meio da água. Entre os efeitos terapêuticos que ela proporciona, está o aumento, melhora ou ganho da circulação sanguínea, dor muscular e articular, humor, mobilidade e força muscular”, mencionou.

Duas pacientes que participam do projeto de hidroterapia também participaram da ação e contribuíram com as atividades, orientando sobre como funciona o projeto e relatando os benefícios que ele proporciona para a saúde de cada uma delas.

Além de beneficiar quem foi atendido, a atividade contribuiu também com a formação dos alunos, como apontou a aluna do 7º semestre de Biomedicina Verônica dos Santos. “Participar de ações como esta é fundamental para a nossa aprendizagem, pois temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o contato com o público nos ensina como fazer um bom atendimento nos preparando melhor para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Um dos que foram atendidos pela ação foi Mario Antônio da Silva, de 69 anos, que aprovou a iniciativa e falou da sua importância. “Eu vi o movimento e vim ver do que se tratava. Quando vi que era sobre a saúde fiz questão de participar. Atividades como esta que a UNIGRAN está realizando são muito importantes, pois contribui com a nossa saúde e nos ajuda a fazer o monitoramento necessário, principalmente nesta idade”, afirmou.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia em todo o mundo. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde o ano de 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU – em 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.