Startup é tema de palestra do CIPAD realizada na UNIGRAN em parceria com o CRA-MS

Fabiano Nagamatsu fala sobre novas tecnologias, empreendedorismo e Startups

Uma noite de conhecimentos, aprimoramento e novidades marcou o início do ano letivo para acadêmicos do curso de Administração de Empresas da UNIGRAN. Foi realizada na Instituição, em parceria com o Conselho Regional de Administração – CRA-MS na primeira apresentação do Ciclo de Palestras de Administração – CIPAD foi discorrido um tema bastante atual e que une, em uma linha bem tênue, a tecnologia e a administração, a Startup.

Startup é o ato de iniciar alguma atividade relacionada à prestação de serviços, de diversos segmentos, que estão ainda no começo das funções. Empresas de Startups são jovens e buscam inovação em qualquer ramo do mercado, procurando sempre desenvolver um modelo de negócio em escala e que seja bem receptível sempre com o uso da tecnologia, como aliada. 

“Startup é uma empresa nascente com base em inovação tecnológica, com características como, por exemplo, correr riscos mesmo quando planejado. Além de ter um modelo de negócios especificamente replicável e escalável, tendo em vista a cultura característica do ‘errando que se aprende’, uma vez que é um nicho de empreendimento novo no mercado e com a intenção de solucionar problemas específicos”, afirma o professor da UNIGRAN, Fabiano Nagamatsu, administrador, especialista em novas tecnologias e estudioso da linha Startup.

Atualmente no Brasil, podemos encontrar diversas Startups que estão, inclusive, recebendo investimentos acima de U$ 1 bi, entre as mais conhecidas estão a Uber, 99 Taxi, Airbnb, já foram Startups e que agora são Scaleup (modelo de negócio similar a Startup, mas com retorno maior que o investimento inicial).

Durante a palestra, Nagamatsu falou sobre ‘A influência da cultura Startup na profissão do administrador’. O professor conversou com os acadêmicos, calouros e veteranos, além de profissionais da área. “É muito importante na situação atual que vivemos, em que temos a tecnologia como maior aliada na elaboração de projetos, usá-la de forma correta para sempre tê-la como cartada principal e assim, sermos bem sucedidos e a UNIGRAN investe em tecnologia e proporciona ao estudante esse elo desde o início da vida acadêmica”, diz.

O lucro de uma empresa Startup vem a partir de pequenas mensalidades, uma vez que é um empreendimento voltado para todo e qualquer público, porque busca volume de compra e aquisição. “O proprietário de uma empresa desse porte, lucra a partir de pequenas mensalidades, de recorrências bem baixas, porque ele busca volume e talvez o grande faturamento dele não esteja focado diretamente nesse financeiro, mas sim no volume de informações que eles têm, assim são as grandes empresas, como o Facebook e o Google, eles trabalham com informações”, menciona Fabiano Nagamatsu.

Associando a UNIGRAN, que tem investido nas inovações tecnológicas, a um time de futebol, Nagamatsu é taxativo ao afirmar: “nós como UNIGRAN estamos criando, tentando treinar vários jogadores como o Neymar, o Messi, vários jogadores de futebol e um dia sairá um bom jogador daqui que vai se destacar, então um dia vai sair uma boa Startup daqui a partir de um projeto”, ressalta.

Para o presidente do CRA-MS, Rogério Bezerra, as rodadas de palestras do CIPAD são de extrema importância, não só para os acadêmicos, mas para profissionais, proporcionando uma visão mais ampla do mercado de trabalho, apresentando conhecimento necessário para quem quer estar em constante atualização.

“Nossa intenção é sempre proporcionar aos acadêmicos, tecnólogos e administradores, debates com assuntos atuais e informações, promovendo essa discussão sadia sobre as tendências do mercado de trabalho, que é tão importante para o administrador”, afirma.

Para Valdir da Costa Pereira, coordenador do curso de Administração da UNIGRAN e vice-presidente do CRA-MS, os temas escolhidos para o CIPAD são sempre relacionados com o mercado de trabalho e com a área de atuação dos profissionais.

“É um grande momento para Dourados e ter essa discussão em forma de conferências e abrir esse ciclo de palestras na nossa cidade que perpassa por grande parte das cidades do Estado, levando aos acadêmicos e profissionais da área da administração assuntos pertinentes da formação, é muito gratificante. A escolha do Startup como tema de uma das palestras foi justamente por ser um assunto que está em evidência e presente na mente dos empreendedores, trazendo à tona todas informações necessárias ao profissional”, finaliza Valdir Pereira.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC