Encontro entre CRP/MS e recém-formados em Psicologia aborda questões éticas da profissão

Conselheira do CRP/MS Jaciane Rodrigues Vieira fala aos recém-formados

Uma roda de conversa com os conselheiros do Conselho Regional de Psicologia CRP/MS da 14ª Região deu início aos trabalhos dos psicólogos recém-formados – egressos da UNIGRAN e de outras instituições. O evento realizado no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN apresentou o Sistema Conselhos e fez orientações éticas aos novos profissionais.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Ticiana Araujo da Silva, o objetivo do encontro foi no sentido de orientação aos recém-formados da região da Grande Dourados. “Questões éticas e burocráticas do exercício da profissão são inerentes, porque mesmo que há uma boa base no período da formação, é muito importante que os profissionais se envolvam com o Conselho”, mencionou.

Jaciane Rodrigues Vieira, conselheira do CRP/MS 14ª Região é coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização e apontou, durante o encontro, que no Brasil a profissão tem se deparado com muitas questões referentes ao Código de Ética. “Temos a missão de esclarecer o que é na prática o profissional seguir o nosso Código de Ética. Ligado ao início do trabalho profissional, o cuidado com os documentos que o psicólogo emite e que ele trabalha, o uso da tecnologia, por exemplo, como fazer o atendimento on-line alinhado às regras, orientações sobre as resoluções, a expansão do mercado, as áreas de trabalho, as políticas públicas”, ressaltou.

A conselheira ainda destacou sobre o papel do psicólogo nas diversas secretarias de educação, saúde e trabalho. Na região da Grande Dourados tem cerca de 900 psicólogos cadastrados no CRP/MS. “O psicólogo tem onde se respaldar e onde buscar o suporte no Conselho Regional. O recém-formado, para exercer a profissão, precisa estar regulamentado no conselho de classe e a comunidade precisa ter essa informação. A Psicologia tem um processo extremamente democrático de criar suas normas e legislações, uma plataforma de discussão”, finalizou Jaciane Rodrigues Vieira.