UNIGRAN adere a programa que proporciona iniciação à docência aos acadêmicos de Pedagogia e Educação física

Acadêmicos de Pedagogia e Educação Física da UNIGRAN durante atividades do PIBID na escola Sócrates Câmara

Acadêmicos de licenciatura dos cursos de Pedagogia e Educação Física da UNIGRAN estão tendo a oportunidade de articular a teoria com a prática e iniciando a docência desde os anos iniciais da graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

Vinculado à Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica.

Sonia Maria Borges de Oliveira, coordenadora institucional do PIBID na UNIGRAN, explica que a Instituição aderiu ao programa por meio de um edital. “Em março deste ano a CAPES [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] abriu o edital para as instituições interessadas. Vimos aí uma oportunidade de levar os alunos para escola já no início da graduação. Então nos cadastramos, fomos aprovados e a partir disso fizemos seleção dos alunos interessados e das escolas que os receberiam”, esclarece.

Ainda segundo ela, o PIBID é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Na Educação Física, Sonia aponta que o projeto busca diversificar as atividades, abandonando a cultura de apenas executar alguns esportes na escola, focando principalmente em todo o desenvolvimento da ginástica e da recreação, além de trabalhar outros assuntos de responsabilidade da área, que tratam de saúde, bem-estar e o desenvolvimento da qualidade de vida. Já na Pedagogia, o foco principal é a leitura e letramento, assim, são trabalhadas principalmente a interpretação de textos e a leitura de uma maneira geral.

Olga Cristina da Silva Teixeira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sócrates Câmara, considera um privilégio receber o PIBID. “É um programa que vem para concretizar um grande sonho da nossa escola de ter um estagiário que viesse não só para observação, mas para inserção dentro do trabalho que ele irá realizar enquanto profissional formado, auxiliando o professor nas atividades. Tivemos o privilégio de receber o PIBID de Pedagogia e Educação Física que têm sido um grande auxílio para os professores no trabalho desenvolvido com os alunos. Imagino também que seja um privilégio para o estagiário ter essa iniciação científica, pois ele vê realmente como é o desenvolvimento do trabalho do professor e pode inserir-se nesse trabalho, se aperfeiçoando para a atuação profissional”, assegura.

Josyele Moreira Marques, acadêmica do 4º de Pedagogia, destaca a importância de participar do projeto. “Fazer parte do PIBID é muito interessante porque nos estimula um envolvimento muito grande com as crianças. É importante porque nós constatamos o empenho dos professores em educar e como isso é primordial para o desenvolvimento dos alunos. Nós ajudamos na organização das atividades, na preparação do projeto, no planejamento e no organograma das atividades e isso nos permite vivenciar nossa futura atuação profissional”, afirma.

Já a professora de Educação Física, Érika Chaves Fumagalo Dalbosco, egressa da UNIGRAN, destacou a dedicação dos acadêmicos nas atividades. “Está sendo uma experiência muito boa, os acadêmicos são muito parceiros, sempre bem dispostos e ajudam bastante. Vieram para trabalhar e somar. Nossa escola tem muitos eventos na área de Educação Física e eles contribuem com muito dinamismo. As crianças acham o máximo tê-los nas aulas e a participação deles não é só nesse momento, eles nos auxiliam tanto no planejamento quanto na execução das atividades. Na minha aula, por exemplo, trabalhamos recreação, jogos e brincadeiras que auxiliam na coordenação motora, lateralidade e equilíbrio dos alunos, fundamental para o aprendizado”, ressalta.

Atualmente os acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN participam do projeto nas escolas Loide Bonfim Andrade, Efantina de Quadros e Sócrates Câmara. Já os do curso de Pedagogia atuam, além da escola Sócrates Câmara, no CEIM – Centro de Educação Infantil Ivo Carneiro.

Cada acadêmico que participa do PIBID recebe uma bolsa mensal e o projeto tem a duração de 18 meses.