Acadêmicos de Publicidade vivenciam situações de mercado através de webrádio experimental

Professor Anderson Nunes opera Rádio Rooster

Apresentar ao acadêmico as realidades do mercado, seja ele global ou local. Este foi o objetivo principal do projeto da Rádio ROOSTER - Webrádio Experimental da disciplina de Rádio e TV I do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN.  Durante o último bimestre do 4º semestre, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática todas as etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária para rádio, fortalecendo a proposta do curso de entregar ao mercado profissionais qualificados e preparados. Desde o briefing à veiculação, etapas como análise de público-alvo, adequação à programação, contexto de conteúdo e produção sonora, fizeram parte deste processo.

A ideia foi proposta aos estudantes como um trabalho da disciplina, sendo avaliado técnica e teoricamente pelo professor da disciplina, Anderson Nunes, e o resultado foi exposto a profissionais experientes de emissoras do estado que deram o seu crivo com relação à qualidade de distribuição e produção. Ao final da análise, enalteceram a criatividade dos alunos e a plena capacidade de atenderem às demandas do mercado publicitário radiofônico.

Como clientes, os acadêmicos receberam alguns dos cursos da UNIGRAN, definidos através de sorteio, e um direcionamento financeiro fictício com limites diversificados para cada cliente, estimulando-os a promover um bom planejamento, otimizando a campanha e valorizando o aporte do cliente. “Eles colocaram em prática o que aprenderam no conteúdo teórico, escolhendo os programas em que fariam as inserções, produzindo as peças e estruturando um sound branding para o cliente. Tiveram que contornar dificuldades como concorrência, limite de gastos, respeito às normativas de veiculação e limitações de produção. No final, os resultados superaram as expectativas com peças bem elaboradas e adequadas, uma distribuição condizente com a realidade de cada cliente e explorando grande parte dos recursos tecnológicos que uma emissora de rádio pode proporcionar, não só na questão sonora”, explica Anderson Nunes.

O professor destaca ainda, que alguns alunos expuseram o interesse em manter podcasts sobre assuntos variados da publicidade, mesmo com a conclusão das aulas da disciplina.

Rádio ROOSTER

A Rádio ROOSTER - “galo” em inglês - teve sua programação estruturada exatamente como uma emissora local, em grade de conteúdo e música, transmitindo 24h através do site radiorooster.com.br e, além de presente nas principais mídias sociais, foi selecionada como emissora integrante do maior diretório de rádios do Brasil, o Radios.NET, figurando como destaque regional no aplicativo oficial, alcançando um expressivo número de ouvintes em pouco tempo.

A rádio continua com a sua programação ativa no site radiorooster.com.br, que continuamente será atualizado com informações do curso, novas músicas e conteúdo relevante ao universo da Publicidade e Propaganda.