Estudos de Casos de Psicologia da UNIGRAN alia teoria e prática e contribui para a formação acadêmica

XII Encontro de Estudos de Casos Clínicos de Psicologia ‘Profª Lia Dauber’ reuniu dezenas de acadêmicos e profissionais

Com o objetivo de inserir os acadêmicos nos novos campos da área clínica, o curso de Psicologia da UNIGRAN realizou a 12ª edição do Encontro de Estudos de Casos Clínicos de Psicologia ‘Profª Lia Dauber’. O encontro apresentou casos atendidos por estudantes do 10º semestre no Núcleo da Instituição.

Foram apresentados seis casos de três abordagens teóricas. Um de Psicanálise, dois de Gestalt e três de Cognitivo-Comportamental ou TCC. A novidade nesta edição foi a grande participação de alunos dos primeiros semestres do curso, que tiveram a oportunidade de conhecer na prática as abordagens, recebendo auxílio na escolha de qual método cada um vai utilizar com os futuros pacientes.

A professora Ticiana Araujo da Silva, coordenadora do curso de Psicologia, explica que a atividade busca incluir todas as abordagens teóricas atendidas na clínica. “O principal objetivo do estudo de casos é unir a prática com a teoria, ou seja, dizer como é feito o atendimento das abordagens Psicanálise, Humanista, Gestalt e Cognitiva-Comportamental, divulgar os estudos e dar espaço para os psicólogos da comunidade contribuir teoricamente”, menciona.

Um dos casos apresentados foi da acadêmica Edna Luiza Pinto Neves, que utiliza a Psicanálise. “Foi desafiante eu apresentar o caso, pois só havia falado para os colegas da turma e nunca para um número tão grande de pessoas. Apesar disso, me senti lisonjeada por ter sido escolhida e foi uma experiência muito importante para a minha vida profissional. O caso foi um atendimento difícil, considerando a gravidade em que a paciente se encontrava, mas fiquei muito feliz com o desfecho e pude compartilhar essa experiência”, comemora.

A atividade faz parte da disciplina de Psicologia Clínica e os casos escolhidos para a apresentação foram apresentados pelos próprios acadêmicos que realizaram o atendimento, com a mediação dos professores. Os casos apresentados foram autorizados pelos pacientes, que não tiveram os nomes divulgados durante o encontro.