Pastoral Universitária da UNIGRAN sacramenta Batismo e Primeira Eucaristia

Após concluírem o curso de Catequese oferecido pela UNIGRAN, 19 acadêmicos e colaboradores receberam o sacramento do Batismo e da Primeira1ª Eucaristia

A Pastoral Universitária da UNIGRAN, em parceria com a Diocese de Dourados, realizou o sacramento de Batismo e Primeira Eucaristia de 19 membros da comunidade universitária. A celebração foi presidida pelo Padre Fernando Lorenz, pároco da Paróquia São João Batista e que também é acadêmico da Instituição.

Pe Fernando defende que a fé não pode estar limitada entre as paredes da igreja e deve interagir com o mundo. “Atendendo ao pedido do bispo Dom Henrique estou acompanhando e somando o trabalho da Pastoral Universitária, com o objetivo de contribuir com esse mundo universitário. Entendemos que nós, enquanto cristãos, não podemos nos isolar e estar alheios à pluralidade desse mundo. A fé não pode se concentrar somente entre as paredes da igreja e, com a Pastoral, estamos cumprindo o evangelho quando Deus disse ide e pregai”, explica.

Ainda segundo o pároco, a Pastoral tem uma missão especial. “Por meio dela, vemos o que tem de bom no mundo universitário e identificamos os pontos de diálogo que há entre a fé e a razão, sempre nos colocando à serviço das pessoas. Temos uma missão muito bonita dentro desse mundo plural que é provocar esse diálogo”, ressalta.

A iniciativa de oferecer a catequese online objetiva atender às necessidades dos estudantes que em sua maioria vêm de outras localidades e não estão ligados à nenhuma paróquia local. “Aqui eles têm a oportunidade de receber os sacramentos e fazer esta caminhada na fé”, aponta o Padre.

Thayla Carolyne Aquino de Andrade, acadêmica do 8º semestre de Direito, recebeu o Batismo e destacou a oportunidade. “Nunca tinha pensado que iria receber o sacramento na faculdade. Não fiz antes, na igreja, devido a correria do dia a dia. Há muito tempo eu queria receber o sacramento e quando surgiu a oportunidade eu aproveitei”, comemora.

Já a colaboradora da UNIGRAN, Samara Fernanda Vilhar Ajala, sacramentou o Batismo e a Primeira Eucaristia e aprovou a iniciativa. “Nunca imaginei receber o sacramento no meu local de trabalho. A Pastoral está nos aproximando mais de Deus e fortalecendo nossa fé, pois ajuda muito quem não tem tanto tempo para ir à igreja”, menciona.

A Pastoral foi fundada há 10 anos, em abril de 2008, por iniciativa do professor Dr. Fábio Leite e tem o objetivo de evangelizar os acadêmicos. Entre as atividades que realiza estão o momento de dinamismo e de oração, o ‘Papo Universitário’ e o curso de Catequese a distância.

Wesley Fernando Falavigna, acadêmico de Engenharia Mecânica e assessor da Pastoral, comemora a celebração. “Este é um momento muito especial para nós, sem dúvida uma grande conquista realizarmos essa celebração do sacramento na UNIGRAN. Agradecemos a Diocese de Dourados pelo apoio e também convidamos todos os acadêmicos a participarem da Pastoral e contribuírem com esse movimento que tem um papel tão especial na nossa comunidade”, enfatiza.

A Pastoral Universitária disponibiliza atendimento aos acadêmicos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e está localizada no 2º andar do bloco III. Interessados em mais informações podem entrar em contato no telefone (67) 3411-4161, enviar um e-mail para pastoraluniversitaria@unigran.br ou ainda acessar a fanpage: facebook.com/pastoralunigran.