Acadêmicos de Tecnologia em Produção Agrícola iniciam projeto prático de compostagem

Alunos construíram 20 composteiras utilizando diversos métodos e toda a produção será doada

Estudantes do 2º semestre do curso de Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN apresentaram 20 projetos no Seminário de Compostagem: elaboração e Desenvolvimento de Compostagem, durante aula prática no Cantão do Bosque. A atividade foi organizada pela professora Inês Velter, da disciplina de Linguagem II.

“O projeto tem o principal objetivo conhecer e estimular a escrita. Primeiramente, os alunos fizeram uma revisão bibliográfica, em seguida fizeram pesquisas sobre a produção de compostagem e então cada grupo escolheu um método para iniciar a sua própria produção”, explica Inês.

A professora aponta ainda, que é comum os alunos terem dificuldade na produção de trabalhos científicos. “Diante disso, procuramos unir o conteúdo de linguagem com a prática, por meio da elaboração de um banner com a execução de uma atividade que eles têm interesse, como a compostagem, o que contribuiu muito na formação acadêmica”, menciona Inês Velter.

Estes são os primeiros trabalhos do projeto. A produção de compostagem será continuada no início do ano que vem pelos alunos do primeiro semestre.

Segundo a coordenadora do curso, Cacia Leila Tigre Pereira Viana, a iniciativa surgiu diante da necessidade de uma atividade didática, como já acontece com o curso de Agronomia. “No primeiro semestre do curso de Agronomia, os alunos participam de um projeto de produção de mudas, geralmente de plantas medicinais, que posteriormente são distribuídas para a comunidade. Então, trouxemos também essa ideia para o curso de Tecnologia em Produção Agrícola, trabalhando com eles a Sustentabilidade desde o início”, enfatiza.

Toda a compostagem produzida também será distribuída junto com as mudas no primeiro semestre de 2019, na Praça Antônio João, durante uma ação ambiental.