X Salão de Pesquisa da UNIGRAN teve novo recorde de trabalhos e fortaleceu a produção científica de MS

Evento reuniu alunos do Ensino Médio, acadêmicos, pós-graduandos, residentes, professores e profissionais que apresentaram trabalhos e projetos

De 29 a 31 de outubro aconteceu o X Salão de Pesquisa da UNIGRAN, XIII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação com o tema principal ‘Ciência para a redução das desigualdades’. Com mais de 700 trabalhos inscritos, a edição de 10 anos alcançou novo recorde e contribuiu para o fortalecimento da ciência em Mato Grosso do Sul.

O Salão de Pesquisa é um importante meio de difusão de pesquisas acadêmicas científicas nas diversas áreas do conhecimento, bem como dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do estado.

A palestra de abertura teve o tema ‘O melhor que consigo ser, por enquanto’ e foi ministrada pelo professor da Universidade de Brasília – UNB, Ricardo Fragelli. Autor das metodologias ativas Rei e Rainha da Derivada, Summaê e Trezentos, o professor apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culmina no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

“Quando nós utilizamos o potencial de colaboração do nosso estudante, nós conseguimos seguir mais adiante e com resultados melhores”, explicou Ricardo.

O número expressivo de trabalhos inscritos demonstrou também que a cada ano ele desperta cada vez mais o interesse da comunidade acadêmica, não só da UNIGRAN, como de outras universidades da cidade e do Estado.

“Para nós, esta edição comemorativa é muito especial e sentimo-nos gratificantes por chegar até aqui. A cada ano tem aumentado o envio dos trabalhos e a participação dos alunos e, com isso, constatamos a importância do Salão de Pesquisa tanto para os cursos, quanto para os alunos”, explicou a secretária executiva do Comitê de Ética da UNIGRAN, Ana Amélia Gomes.

Outro diferencial do evento foi o envio de trabalhos de alunos da Rede Estadual de Ensino – REE, em sua maioria que participam de programas de fomento a pesquisa e extensão, projetos juniores e iniciação científica.

Aureliana Viegas, do 8º semestre de Direito, apresenta trabalho no evento desde 2015. “Estou no 4º ano de Direito e participo desde o primeiro. Este ano foi especial porque apresentei o artigo do meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] sobre direito eleitoral, que é uma área que quero atuar como advogada. Acho de extrema importância participar do Salão de Pesquisa pela grandiosidade do evento, pelo conhecimento e pela experiência. É uma oportunidade de escrever sobre assuntos pertinentes ao nosso curso e também nos dá a experiência de expor uma ideia, um pensamento, de poder explicar um ponto de vista, o que é essencial para a nossa formação acadêmica. Estou muito feliz por participar mais um ano, pois sei o quanto contribui com minha formação acadêmica”, explicou.

Nesta edição, dez eixos temáticos foram disponibilizados para a inscrição dos trabalhos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciências Biológicas e produtos naturais; Ciências da Saúde; Diversidade e Cultura; Educação e Ética; Habitação e Planejamento Urbano; Meio Ambiente e Produção Vegetal; Mídia e Comunicação; Negócios empresariais e agronegócios e; O Estado, a dignidade e a promoção do ser humano.

No terceiro dia do evento aconteceu a premiação. Três trabalhos de cada eixo foram premiados com menção honrosa, após uma comissão constituída por coordenadores de área e especialistas avaliarem os trabalhos com base na apresentação escrita, relevância da pesquisa, atendimento aos preceitos científicos e cumprimento das normas do evento. E ainda, outros receberam destaque pela relevância do conteúdo.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC