Alunos de Gastronomia montam praça de alimentação durante Jornada Acadêmica

Alunos de Gastronomia durante preparação dos pratos que foram servidos na praça de alimentação da jornada acadêmica

“Harmonização, confeitaria e alta gastronomia para todos”, com essa temática, a 3ª edição da Jornada Gastronômica da UNIGRAN, idealizada e realizada por professores e alunos do curso da Instituição, atraiu várias pessoas entre profissionais da área, estudantes e amantes da boa culinária e de comer bem.

Além de todo o ensinamento prático e teórico, os acadêmicos puderam colocar em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas. Um dos pontos altos do evento foi a montagem de uma praça de alimentação instalada no saguão de eventos da Instituição.

No local foram comercializados pratos salgados e doces da culinária brasileira e internacional, entre eles pastéis, espetinhos, yakisoba, risotos e hambúrgueres. O setor dos doces foi diversificado, os acadêmicos aguçaram paladares com cupcakes, bolos no pote, brigadeiros, cones trufados, entre outras iguarias.

A aluna do 2º semestre do curso de Gastronomia, Aline Hoffmann, salienta o quão importante é o evento para o conhecimento acadêmico e diz que a oportunidade de passar por esse momento ainda no início da faculdade é fundamental. “Um dos focos do chef de cozinha é trabalhar com eventos e poder manipular tantas opções de pratos autorais, no caso do meu grupo trabalhamos com risotos, foi formidável. Nós produzimos pratos voltados para a culinária do nosso Estado e trouxemos um pouco da identidade sul-mato-grossense para a mesa”, diz.

Coordenador do curso, o chef Marlon Libório menciona a necessidade desse tipo de ação não só para o aprendizado e necessidade de conhecimento do aluno, mas também para garantir que o acadêmico tenha informações suficientes para estar preparados para o mercado de trabalho. “Na UNIGRAN nós preparamos os alunos para serem tecnólogos em gastronomia, então eles ao elaborar os pratos que foram servidos na praça de alimentação passaram por todos os estágios de preparação, entre eles escolher os pratos, montar ficha técnica, levantar curto dos produtos, preparar os pratos e por fim, apresentá-los e comercializá-los”, finaliza.

Durante a jornada, foram oferecidas palestras e oficinas, além de um concurso entre os estudantes, em que os ganhadores Diego Munaretto e Carlos Brasil foram premiados com a participação no concurso gastronômico Serra de Maracaju, que contará com a presença de chefs renomados do programa Master Chef, transmitido pela TV Band.