Acupuntura foi o tema de abertura da XIV Jornada Acadêmica de Biomedicina da UNIGRAN

Com a palestra “O Biomédico e a Acupuntura: aplicações clínicas”, ministrada pela biomédica acupunturista Héleni Cristiane Medina Mettifogo, foi aberta na noite desta quinta-feira (18) a XIV Jornada Acadêmica de Biomedicina da UNIGRAN.

Segundo o coordenador do curso, professor Luis Fernando Macorini, a escolha do tema se deu pelo crescimento constante da atuação do biomédico na área. “A Acupuntura é uma das áreas que o biomédico pode atuar e esse tema nunca havia sido abordado nas jornadas acadêmicas, desde a criação do curso. Ela está no campo da medicina alternativa com diversos benefícios comprovados pela ciência e inclusive está inserida dentro do Sistema Único de Saúde [SUS]. Diante disso, considerando essa evolução, convidamos a palestrante, que é egressa da UNIGRAN, para mostrar essa outra possibilidade de atuação do biomédico”.

Sendo um método da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura surgiu há pelo menos 4.500 anos. Enquadra-se como uma terapia holística, ou seja, diferente de outras áreas terapêuticas, tem como base a visão do holismo, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global, fazendo uma análise da pessoa como um todo. O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético.

Com dez anos de atuação na Acupuntura, Héleni Mettifogo falou sobre o atual desconhecimento sobre o assunto. “A maioria das pessoas não sabem ou têm pouco conhecimento sobre a Acupuntura. Diante disso, o objetivo da palestra foi explicar o que ela é e como ela funciona aos acadêmicos e também tirar dúvidas, despertando neles o interesse de atuar na área”.

Ainda segunda ela, o biomédico é o profissional mais habilitado para trabalhar com a terapia. “Sem dúvida ser biomédico é um grande diferencial por que ele possui alto conhecimento de anatomia e fisiologia, o que é extremamente importante na prática da Acupuntura, por isso são os mais habilitados. No entanto, a maioria dos profissionais que atuam na área ainda são os fisioterapeutas”.

A palestrante também orientou e mostrou aos participantes os caminhos necessários para aqueles que têm interesse em se tornar um profissional de Acupuntura.

Ainda durante a abertura da jornada acadêmica, foi realizada uma homenagem à professora Ayd Mary Oshiro pela brilhante atuação ao longo dos 18 anos do curso. Ayd foi uma das responsáveis pela sua implantação na UNIGRAN, teve um papel importante na criação do projeto pedagógico do curso e na formação da primeira turma.

A XVI Jornada Acadêmica de Biomedicina teve a duração de dois dias e contou com a parceria do Conselho Regional de Biomedicina e MS Diagnóstica.