Semana Acadêmica reúne estudantes e profissionais de Educação Física na UNIGRAN

Pelo menos 150 pessoas, entre acadêmicos e profissionais de Educação Física, participaram da XII Semana Acadêmica do curso da UNIGRAN. Durante a abertura, além de uma apresentação cultural, duas palestras foram proferidas.

A primeira palestra foi sobre o ‘Procedimento ético do profissional de Educação Física’, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Domingos Sávio da Costa. Já o segundo tema da noite foi abordado pelo conselheiro do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Marcelo Ferreira Miranda, que falou sobre a ‘Atuação do Profissional de Educação Física na Saúde’.

De acordo com o professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do curso, o intuito da semana acadêmica foi mostrar para os estudantes todas as vertentes que a profissão pode proporcionar, tanto na área educacional, quanto na da saúde. “Nós procuramos trazer profissionais renomados nacionalmente das diferentes áreas de atuação para que os ensinamentos sejam atualizados e os conhecimentos ampliados”, diz.

Atualmente no Brasil estão registrados cerca de 450 mil profissionais de Educação Física vinculados ao sistema Confef. Desde a implantação do curso na UNIGRAN, 22 turmas já foram formadas com profissionais colocados no mercado de trabalho. “Recentemente, nós, profissionais de Educação Física, fomos reconhecidos e tivemos a efetivação da nossa profissão pelo Ministério da Saúde, como profissionais desta área também e isso é extremamente importante, uma vez que nós fazemos parte de equipes multidisciplinares que atuam na recuperação de pacientes, junto com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, como é no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e essa situação torna notória a importância do profissional”, afirma Muchão.

Para o presidente do CREF, Domingos Sávio da Costa, que falou também sobre os 20 anos da regulamentação da profissão, as conquistas durante todos esses anos foram fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. “Foram inúmeras as nossas conquistas, houve um contexto fantástico fora da situação escolar com a implantação de academias e a nossa participação em equipes de profissionais da saúde. Podemos ver que todos os esforços valeram a pena. Falar para acadêmicos é de suma importância e, na minha concepção, o futuro da nossa profissão está nas mãos destes estudantes, que vão sair da faculdade com uma nova percepção do que é uma profissão regulamentada”, finaliza Costa.

A programação da Semana Acadêmica ainda contou com minicursos e palestras na área de saúde e educação. Paralimpismo, musculação, nutrição, recreação, ginástica academia foram entre outros, os temas abordados.