Para iniciar as atividades do segundo semestre de 2018, professores e coordenadores da UNIGRAN participaram de uma palestra com o tema “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: Aprendizagem Ativa e Colaborativa, para além do Conteúdo”, ministrada pelo professor doutor Ricardo Ramos Fragelli. A abordagem inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.
Fragelli foi o criador das metodologias ativas Rei e Rainha da Derivada, Summaê e Trezentos, entre outras. Durante a palestra, o professor apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culmina no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.
O método surge da necessidade da colaboração, despertar o estudante para o colega que tem dificuldade de aprendizagem. Uma forma com que não existam estudantes isolados. “O isolamento é um dos obstáculos mais angustiantes da educação. A pessoa isolada não se sente bem-vinda ao ambiente, não se motiva. Então, quando se sente parte de um grupo, aprende melhor e passa a mensagem, pois ensinar é uma das melhores formas de aprender”, afirma Ricardo.
De acordo com Fragelli, as metodologias ativas são um caminho profícuo para a aprendizagem. A ideia é o professor toda sua história potencializada por caminhos novos. No Rei e Rainha da Derivada, por exemplo, acontece uma inversão de papeis em sala de aula, os acadêmicos é que vão ao quadro resolver questões propostas pelo professor de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões.
“O intuito é motivar os alunos. Essa ideia da colaboração faz muita diferença, o aluno vai ao quadro, quem resolve a questão primeiro ganha mais pontos. Isso colabora com a comunicação e o feedback imediato", menciona o professor. Fragelli conta que começou a ministrar aulas com 18 anos e as suas metodologias nunca foram convencionais.
O Summaê é um método interativo em que todos os participantes precisam resolver questões por meio de vídeos criativos de até dois minutos. Começa com as duplas apresentando seus vídeos e lançando desafios para os demais participantes, com a proposta do "aprender com diversão". “Esta é uma atividade em que todos os participantes devem ir vestidos com algum chapéu. Isso torna o ambiente muito mais divertido e interessante, de forma mais lúdica, tendo um elemento de semelhante para a integração dos participantes. Há uma mesa de professores que faz a correção das questões e sempre há a escolha do melhor vídeo e dos melhores chapéus”, detalha o palestrante.
A metodologia Trezentos foi criada a partir do filme da Warner Bros. Pictures que leva o mesmo nome, no qual um pequeno grupo de soldados espartanos ganha batalhas de exércitos mais numerosos. A técnica é baseada em aprendizagem ativa e colaborativa, em que após a realização de uma prova, a turma é dividida em grupos de estudos, que mesclam estudantes com boas e más notas.
Ricardo Ramos Fragelli explica que, em cada equipe, é escolhido um líder, geralmente o aluno de melhor nota, que dará apoio para os estudantes com baixo rendimento, oferecendo nova oportunidade de avaliação. Os que tiveram notas baixas têm o direito de refazer o teste, enquanto os estudantes com bom desempenho recebem acréscimo na nota de acordo com a melhora dos demais integrantes do grupo.
“Em suas experiências na esfera acadêmica, o método demostrou que o índice de aprovação melhorou de 50% para 95% em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias. Além disso, foi possível despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e minimizar fatores que causam mal desempenho nas avaliações, como ansiedade e nervosismo”, enfatiza.
Carreira
Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, Ricardo Fragelli recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB), onde também fez graduação (2000) e mestrado (2003) em Engenharia Mecânica. É professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design do Dep. de Design Industrial. Desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos, técnicas, métodos e tecnologias para Educação.