Com o enfoque na saúde do trabalhador, taxistas de Dourados recebem atendimentos

Cursos da Saúde da UNIGRAN participam de ação em parceria com o Sest/Senat

Acadêmicos e professores realizaram diversos atendimentos na área da saúde

Em parceria com o Serviço Social do Transporte – Sest – e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat, os acadêmicos de Nutrição, Enfermagem e Biomedicina da UNIGRAN participaram do Projeto ‘Transportando Saúde nas Cidades – Orientações e Cuidados – Fase Táxi e Moto Táxi’. A ação, dirigida aos profissionais do trânsito, contou com orientações sobre a saúde do homem, hipertensão, diabetes, câncer de próstata e DST, além de atendimentos como alimentação saudável, IMC, dobras cutâneas, circunferência da cintura, teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de palestra sobre depressão e ansiedade.

É a terceira edição que os cursos da Saúde participam desta atividade. O evento, que aconteceu no Sindicato dos Taxistas de Dourados, teve como finalidade realizar avaliação de saúde e promover orientação aos taxistas sobre cuidados com a saúde. Os participantes contaram ainda com assistências odontológica, fisioterápica e psicológica, promovidas por profissionais do Sest/Senat.

Conforme Suely Araújo da Silva, coordenadora de Administração e Finanças do Sest/Senat de Dourados, a meta foi atender 50 taxistas que, após os exames e orientações, receberam um kit e lanche natural. “O principal objetivo é a prevenção. Sabemos que o pessoal do transporte não tem tempo para parar e cuidar da saúde, então reservamos este dia e espaço para chamar atenção deles para prevenção à saúde e melhora da qualidade de vida”, destaca.

O taxista José Elias dos Santos tem 60 anos e há 11 trabalha no ramo. Ele participou de todas as avaliações e exames rápidos. “Minha saúde está boa, só a pressão que está um pouco alta. A alimentação também está boa. Gostei muito de participar dessa atividade, são orientações que vão me ajudar bastante no meu dia a dia”, afirma.

Uma das atividades com o grupo de acadêmicos e professores de Enfermagem da UNIGRAN foi a orientação sobre ‘Ansiedade x Depressão’. A professora do curso, Selma Thais Storti Ricci Silveira, menciona que, como os profissionais têm uma longa jornada de trabalho, é comum apresentar sinais e sintomas de estresse.

“É essencial identificar os sintomas. O paciente com sintomas de depressão poderá ter transtorno de humor, fraqueza, angústia, irritabilidade, ansiedade exacerbada, baixa autoestima, insônia, falta de interesse por atividades rotineiras, pensamentos pessimistas e de morte, dificuldade de se concentrar, incapacidade para os prazeres do dia a dia e sensação de impotência”, enumera Selma. Já com relação à ansiedade, a professora cita: inquietação, dificuldade para dormir, tom de voz elevado, cefaleia, micção frequente, taquicardia, entre outros.

“É preciso estar atento, pois às vezes começa com uma ansiedade e isso vai evoluindo, então orientamos alguns pontos para eles identificarem. A prevenção tem que ser primária. Precisamos orientar o paciente desde o início para prevenir, por exemplo, no futuro, uma depressão, uma síndrome do pânico. A depressão é a doença do século. Então essa atividade é importante para prevenção”, enfatiza a professora.