Professora do ID_CURSO de Direito ministra palestra a lideranças indígenas do Estado.

A advogada Tatiana Ujacow Martins, professora de Direito Civil e mestranda do ID_CURSO Interinstitucional em Direito da Universidade de Brasília e UNIGRAN, é uma das ministrantes do ID_CURSO de Capacitação de Lideranças e Organizações Indígenas de MS, que está sendo realizado pela Funai, em Campo Grande, no Hotel Vale Verde. Nesta quinta-feira, a professora da UNIGRAN ministra palestra sobre Direitos Humanos dos Povos Indígenas. O encerramento do ID_CURSO, amanhã à tarde, contará com a presença do Presidente de Funai, Otacílio Antunes dos Reis Filho, para a entrega dos certificados. Pelo menos cem lideranças e representantes sul-mato-grossenses das etnias guarani-kaiowá, guarani-nhandeva, kadiweu, terena, ofaye, kinikinawa e guató estão participando do encontro. O secretário de Estado de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, Paulo Sérgio Pinheiro, abriu a programação, na segunda-feira, com o tema "Os Direitos Universais da Pessoa Humana". Durante os cinco dias de seminários, oitenta lideranças indígenas do interior do Estado e vinte das duas aldeias urbanas de Campo Grande - Marçal de Souza e Água Bonita – estão tendo aulas-palestra e oficinas práticas sobre proteção e fiscalização das terras indígenas, desenvolvimento sócio-econômico, política indigenista, ética e identidade, direitos humanos e elaboração de projetos indígenas. O coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai, Marcos Terena, destacou a presença de lideranças indígenas como palestrantes do ID_CURSO. "Os palestrantes indígenas vêm comprovar que estamos avançando para fortalecer o movimento de defesa dos direitos indígenas", afirmou Terena, responsável pela iniciativa e formulador do convite à professora Tatiana Ujacow. Entre os palestrantes indígenas estão: Francisca Novantino, a Chiquinha Paresi, primeira índia a ser nomeada para o Conselho Nacional de Educação, em maio passado, Daniel Munduruku, antropólogo e escritor, Lúcia Belfort, advogada Kaingang da Comissão Indígena da Propriedade Intelectual – CIPI, Jorge da Silva, sociólogo terena e assessor da Fundação de Política Indigenista do Amazonas e Joênia Batista, advogada indígena wapixana, de Roraima e Daniel Cabixi, escritor paresi (com informações do Ministério da Justiça).