Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN reúne acadêmicos e profissionais douradenses

Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN debateram com profissionais da área, durante a décima edição da Semana Acadêmica do curso, as soluções que o mercado publicitário pode trazer para a classe empresarial, principalmente em épocas de crise.

Durante a abertura do evento, três profissionais foram convidados para uma roda de conversa, mediada pela coordenadora do curso, professora Lana Guedes. Foram convidados para expor trabalhos e debater com os alunos, os publicitários Ivanir Siqueira – proprietária da agência I.COM, Paulo Ajax – proprietário da agência PAJAX e o gerente de emissora da TV Morena, filiada à Rede Globo em Dourados, Rivando Messias.

De acordo com Lana Guedes, é extremamente importante mostrar para futuros profissionais, ainda dentro da academia, novas vertentes do mercado publicitário, para que quando os estudantes forem finalmente para o mercado de trabalho, estejam já preparados para a realidade que é o mercado publicitário, não só de Dourados. “Nosso objetivo principal é trazer a experiência dos profissionais que já estão atuando há muito tempo no mercado de trabalho e sabe qual é a realidade do mercado regional, quais os desafios da profissão e como eles podem aproveitar as oportunidades”, diz.

Ainda segundo a coordenadora, a publicidade é uma ferramenta extremamente importante para driblar a crise financeira do comércio. “A publicidade é a área de atuação que ajuda muito e fomenta a economia da sociedade, apresenta produtos, gera concorrência e coloca os potenciais clientes em contato direto com o produto que será consumido e, na grande maioria dos casos, ela soluciona problemas”, afirma.

Há quase dez anos atuando no mercado de trabalho douradense, a publicitária Ivanir Siqueira, salienta que nada melhor do que, depois da teoria repassada na faculdade, dividir experiências com quem já vive a realidade do mercado de trabalho. “Não é fácil se manter ativo no mercado de trabalho, são lutas diárias atrás das conquistas e meu conselho para os acadêmicos é, em primeiro lugar, gostar do que faz, mas principalmente, ter determinação. Alguns clientes são bem resistentes com relação às agências, então temos que mostrar os melhores caminhos para conquistar o público-alvo e em momentos de crise, principalmente é quando o publicitário mais precisa ter jogo de cintura, para driblar a situação”, fala.

Rivando Messias, gerente da TV Morena também expôs durante a roda de conversa com os alunos um pouco da experiência profissional e aproveitou para explanar aos acadêmicos como é a realidade publicitária em uma emissora de televisão. “Nós temos uma boa programação na emissora e é muito importante termos o espaço do intervalo comercial com publicidades criativas, diferentes e que levam atração e alegria”, observa.

Ainda conforme Messias, os comerciais com toque de humor são os que mais têm chamado atenção do telespectador. “Esses comerciais engraçados gravam muito mais fácil na memória do expectador, então toda a criatividade dos acadêmicos é fundamental para nós da emissora e tenho certeza que o futuro da comunicação está entre esses estudantes”, finaliza.

Além disso, durante a programação da Sincom, os alunos puderam ainda participar de minicursos e oficinas. A semana acadêmica foi fechada com chave de ouro, com a premiação dos trabalhos inscritos no Galo Awards, que esse ano reuniu os estudantes com uma festa a fantasia, realizada no Cantão do Bosque, bloco das engenharias da UNIGRAN.