Gerenciamento de projetos é tema de palestra na Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UNIGRAN

A engenheira paranaense Line Meireles, certificada pela PMP – Project Management Professional, ministra palestra na UNIGRAN

Pelo menos 640 acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGRAN participam, nesta semana, da VIII Semana Acadêmica do curso. Nos sete dias de atividades voltadas para temáticas aplicadas dentro e fora da sala de aula, os estudantes participam de oficinas, minicursos, entre outras atividades acadêmicas.

A palestra de abertura da Semana Acadêmica foi ministrada pela engenheira paranaense Line Meireles, certificada pela PMP – Project Management Professional, título reconhecido em mais de 150 países. Com especialização nos Estados Unidos, foi uma das responsáveis pelo gerenciamento de projetos e execução da usina hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo, localizada na bacia do rio Xingu, próxima à cidade de Altamira, no sudoeste do Pará.

O tema principal da palestra foi ‘Gerenciamento de Projetos: aplicação na Usina Hidrelétrica de Belo Monte’, porém o ensinamento foi além de mostrar o que é a gestão de projetos dentro da engenharia civil. A profissional, com vasta experiência em 12 anos de carreira, falou com os acadêmicos, também, sobre o quão importante é ir em busca de sonhos e de como é possível alcançá-los.

“Quando me formei, eu sai de uma escola do interior de São Paulo e fui atrás de grandes sonhos, inclusive internacionais. Trabalhei até chegar onde estou, em nove indústrias diferentes e nos mais variados setores, não só da construção, inclusive na área de perfumes. O que eu quis mostrar para os alunos é que não devemos ficar acomodados e que as pequenas oportunidades são muito valiosas para se buscar sonhos. Para o engenheiro civil, o mundo não está limitado apenas a construção civil”, diz.

Ainda segundo Line, o importante mesmo é o profissional recém-formado ter mesmo é audácia e “cara de pau” para se colocar na frente das situações e consequentemente sair a frente, no mercado de trabalho. “O estudante precisa aproveitar as oportunidades ainda na academia, mas também saber como usufruir delas lá fora, no início da inserção no mercado de trabalho, esse é o diferencial que eu tive e que eu gostaria que todos tivessem e, para isso, é importante estagiar em diversas áreas, até chegar ao ponto em que você se encontra e diz, é isso que eu quero para minha vida, isso tudo sem ter medo de errar”, enfatiza.

Todo esse diferencial da palestra ministrada pela Line, foi primordial, de acordo com o professor Luiz Henrique Carvalho, coordenador do curso, é importante para mostrar ao acadêmico a importância de buscar sempre informações e qualificações dentro da área de atuação.

“Quando nós fazemos uma semana acadêmica, a ideia é ligar a teoria com a prática e para dar início ao ciclo de palestras trouxemos a Line, uma engenheira de know-how que faz interligação das empresas com os gestores e é importante falar sobre isso, porque atualmente no Brasil, o planejamento de obras muitas vezes é deixado de lado”, afirma Carvalho.

Ainda conforme o coordenador, quando o planejamento é bem feito a execução também será bem realizada. “Para se ter uma ideia, atualmente temos no mínimo 28 ações de planejamento e apenas oito execuções, então nas grandes obras temos que pensar muito, planejar muito para depois executá-las”, finaliza.

A programação da VIII Semana Acadêmica de Engenharia Civil conta ainda com minicursos e oficinas com as temáticas: Planilha orçamentária da CEF; Leitura de Plantas e Projetos; Aprovação de Projetos e Acessibilidade; Corrosão do Concreto Aramado; Segurança do Trabalho na Obra; Licenciamento Ambiental; além da apresentação de trabalhos científicos.