Mesa redonda destaca os campos de atuação do nutricionista

Atividade foi realizada na UNIGRAN através da disciplina de Introdução à Nutrição

Acadêmicos do 1º semestre de Nutrição recebem profissionais de diferentes áreas de atuação

Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos do 1º semestre do curso de Nutrição da UNIGRAN o contato com profissionais atuantes em diferentes áreas, foi realizada uma mesa redonda com as nutricionistas Larissa Silva Amorim, Eudídice Maria Dundi, Danila Barbosa de Oliveira e Taílci Cristina da Silva. A atividade aconteceu na disciplina de Introdução à Nutrição, sob a organização da professora Juliana Barros de Almeida.

Conforme a professora, a ideia surgiu da necessidade de aproximar os recém-ingressos das possibilidades de atuação do nutricionista. “Ouvindo profissionais que atuam em diversas áreas, os estudantes podem compreender melhor a prática e a rotina de trabalho, além de já visualizar as possibilidades de atuação após a formação”, afirma.

Larissa Silva Amorim, nutricionista clínica em hospital, falou sobre a área clínica; Eudídice Maria Dundi, nutricionista de produção do Hospital Universitário de Dourados, relatou sobre a atuação na Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN; Danila Barbosa de Oliveira, responsável técnica de loja que fornece dietas industrializadas, abordou o trabalho nas vendas de dietas e suplementação; e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Dourados, Taílci Cristina da Silva, deu ênfase na atuação em saúde pública.

Juliana Barros menciona que a saúde coletiva, a nutrição clínica e a alimentação coletiva constituem os três principais e mais tradicionais eixos de atuação do nutricionista. Já a atuação do profissional com vendas de dieta enteral e suplementação é pouco conhecida e, por isso, gera bastante curiosidade entre os acadêmicos.

Danila Oliveira garante que o trabalho de modulação das dietas e suplementação apropriadas para um paciente internado, em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, que não consegue se alimentar via oral e precisa de sonda enteral, é inerente ao nutricionista. “Atendemos pacientes com várias patologias, doenças associadas, e com isso, indicamos a dieta apropriada para determinado paciente. A loja é aberta ao público em geral, mas atendemos licitações para fornecimento à prefeitura, através do Sistema Único de Saúde – SUS, para hospitais e até mesmo academias”, cita.

Venda direta, que leva informação dos vários tipos de dieta que há hoje no mercado é uma grande evolução, ressalta a nutricionista. “Cada ano são lançadas novas formulações, de diversas marcas, com composição diferente, estamos em constante atualização para fornecermos a melhor dieta ou suplementação para o paciente”, garante Danila Oliveira.

Possibilidades de atuação

Em um panorama de como esta a atuação do nutricionista hoje em dia, a professora Juliana Barros acredita que há uma ampliação das possibilidades. Ela destaca que, nesta semana, foi lançada a Resolução nº 600 do Conselho Federal de Nutrição – CFN – que apresenta seis áreas de concentração para atuação do profissional: Nutrição em Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; Nutrição em Esportes e Exercício Físico; Nutrição em Saúde Coletiva; Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos; Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, todas com diversas subáreas.

“O que fascina na Nutrição é justamente essa diversidade de possibilidades de atuação, o profissional pode trabalhar desde estratégias nutricionais para melhorar o rendimento de um atleta ou prescrição nutricional em estética até gerenciar grandes produções de refeições ou participar do desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia”, finaliza Juliana Barros.