Dourados recebe Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

Evento organizado pela UNIGRAN acontece de 3 a 4 de maio

Pró-Reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Maria Alice de Mello Fernandes, coordena o ForGRAD Região Centro-Oeste 2018

Nos dias 3 e 4 de maio, Dourados recebe os Pró-Reitores de Graduação ou dirigentes de Instituições de Ensino Superior – IES – para o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD Centro-Oeste 2018. A UNIGRAN é responsável pela edição deste ano e sedia o evento sob o tema ‘A qualidade da educação superior brasileira presencial e a distância: os processos da aprendizagem e os novos marcos normativos da regulação e da supervisão’. As inscrições estão abertas pelo site: https://mkt.unigran.br/forgrad.

O evento acontece sob responsabilidade da IES, em função da Pró-Reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Maria Alice de Mello Fernandes, ser a coordenadora do ForGRAD Região Centro-Oeste 2018.

O Fórum tem como objetivos, segundo a coordenadora, elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias de Graduação, regionais e nacionais, e ainda, contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil. “É um evento significativo, pois é o encontro dos Pró-Reitores da região Centro-Oeste, mas, com certeza receberemos outros Pró-Reitores e professores de instituições das demais regiões do Brasil”, menciona Maria Alice.

A Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, ressalta que a realização do ForGRAD Centro-Oeste na Instituição representa a credibilidade e o respeito conquistado no cenário da Educação Superior Nacional. “Este é um evento de extrema importância, principalmente neste momento de muitas alterações na Educação Superior do Brasil, com a publicação de novos Decretos e Portaria no final de 2017. Serão dois dias em contato com respeitadas autoridades que se farão presentes para proferir palestras e mesas temáticas, propor discussões sobre temas relevantes e buscar aperfeiçoamentos e inovações para a Educação Superior Nacional”.

A organização conta, ainda, com a colaboração de uma comissão constituída de Pró-Reitores de outras instituições públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. “Para a UNIGRAN é uma honra sediar o evento, e importante, também, para tornar Dourados ainda mais conhecida no cenário educacional, assim como divulgar suas qualidades turísticas”, destaca a Reitora Rosa De Déa.

Programação

No primeiro dia, a conferência de abertura será com o professor Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres do Ministério da Educação – MEC, que abordará o tema ‘Regulação e Supervisão da Educação Superior no Brasil: Desafios e Perspectivas sob a Luz das Novas Normativas e dos Padrões Decisórios da Seres’. O evento segue com mesa temática ‘As Pressões e os conflitos enfrentados por nossos acadêmicos: como lidar com essa realidade no processo da aprendizagem’ e conferências com o professor Dr. Valdemar Sguissard sobre Ensino Superior e a professora Drª Nara Pimentel do SESU/MEC, com uma fala sobre a EaD.

No dia 04/05, a programação contará com mesa temática ‘A Relação Professor/ Aluno e as Inovações no Processo de Aprendizagem’ e conferência de encerramento com o professor Dr. Celso Hiroshi Iocohama – UNOPAR, sobre ‘A Avaliação da Aprendizagem: Critérios, Planejamento e Experiências’.