Dia do livro é comemorado com semana de atividades coordenadas pelo curso de Pedagogia da UNIGRAN

Apresentações teatrais em noite cultural enfatizam a importância da leitura

Na quarta-feira, 18, foi o Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil e, na próxima segunda, 23, o Dia Mundial do Livro. Para comemorar as datas, durante toda a semana, acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN participaram de atividades alusivas ao Dia.

A campanha acadêmica do Dia do Livro teve início ainda 24 e 25 de março, com uma ação social promovida pelo curso de Pedagogia, no pátio central do shopping Avenida Center, aproveitando o feriado da Páscoa. Na ocasião acadêmicos do 1º, 3º e 5º semestres do curso, promoveram tardes de contação de histórias, brincadeiras, oficinas de pintura, recorte e colagem, além de muita diversão.

De acordo com o brinquedista Edilson Rebelo, coordenador da brinquedoteca da UNIGRAN, as atividades desenvolvidas este ano foram voltadas, não só para os acadêmicos, mas também para o público infantil. “Nossa programação foi planejada de forma lúdica para envolver as crianças no mundo mágico que é a literatura e pensando nisso programamos um evento voltado para a importância do livro infanto-juvenil”, diz.

O auge da comemoração foi a noite cultural, realizada na terça-feira (17), no anfiteatro do bloco 4 da UNIGRAN. Os alunos do 1º semestre apresentaram teatro e dança baseados em contos, orientados pela professora Erica Hoki, que ministra a disciplina de literatura infantil.  Na ocasião, a professora mestre em Literatura, Grazieli Alves de Lima, falou sobre a importância da leitura e da literatura. “Nós temos que ter dimensão do quão importante é a literatura em nossa vida, logo na primeira infância a criança que tem contato com o livro pode ter um convívio maior com a imaginação, pode adquirir mais aspectos imaginativos e, consequentemente, tornar-se um cidadão mais crítico, compreensivo, mais a par da realidade. A criança que convive com o livro pode desenvolver muito mais a inteligência, então isso é muito importante”, afirma.

Lima ainda salienta a importância não só para os estudantes, mas para a sociedade de forma geral, de comemorar essa data. “Especialmente em nosso país, devemos comemorar o Dia do Livro porque o hábito da leitura e a cultura do livro de literatura ainda não são tão presentes nas casas e eventos como o que estamos tendo aqui hoje validam o relacionamento que devemos ter com os livros”, completa.

Desde 2013 na coordenação do curso de Pedagogia, a professora Elizabete Velter Borges, salienta que o projeto de comemoração do Dia do Livro é extremamente importante para o acadêmico e também para difundir o gosto pela leitura, ainda na primeira infância. “Esse projeto foi criado em 2016, assim que fizemos alteração na estrutura curricular do curso, quando a disciplina de Literatura Infantil veio para a grade do primeiro semestre. Partindo desse princípio, resolvemos então, integrar a disciplina com as ações da brinquedoteca, uma vez que lá é a prática da teoria que ensinamos em sala de aula”, fala.

Borges explica também que a relevância de inserir a literatura na vida da criança é para criar estímulo em todas as linguagens e se para desenvolver plenamente em todos os aspectos. “Eu tenho que apresentar o livro. O professor precisa ser o primeiro leitor para que a criança tenha um espelho e, a partir daí, a imaginação, a contação, a fantasia que a criança cria, o que ela sente através da história é consequência. O professor é o estímulo que ela precisa dentro da sala de aula”, finaliza.

A quem interessar, a brinquedoteca da UNIGRAN funciona em dias de semana, de manhã, de tarde e de noite e é aberta para a comunidade. Menores de seis anos precisam estar acompanhados por um adulto. De seis até 12 anos as crianças já podem ficar no espaço desacompanhadas. No local, as crianças ficam sob os cuidados dos brinquedistas que desenvolvem atividades lúdicas, em que o aprendizado é alcançado através de brincadeiras.