Cursos da UNIGRAN realizam projeto sobre Síndrome Metabólica

Atendimento à população foi realizado no Shopping Avenida Center

Acadêmicos e professores fizeram atendimentos à comunidade

A síndrome metabólica é conhecida como um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes. Estão inclusos: hipertensão arterial, nível elevado de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura e níveis de colesterol anormais. Com o intuito de divulgar o conceito, orientações e realizar exames rápidos, os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia da UNIGRAN realizaram atendimentos relacionados à síndrome para a comunidade no Shopping Avenida Center.

A síndrome aumenta, por exemplo, o risco de uma pessoa ter ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Além das orientações, acadêmicos e professores realizaram aferição de pressão arterial, aferição com oxímetro – que mede a oxigenação sanguínea e frequência cardíaca e respiratória, testes de triglicérides e de colesterol, além de orientação de uso de medicamentos e de fitoterápicos para essas doenças. E ainda, distribuíram sachês de Dente de Leão.

O coordenador de Biomedicina da UNIGRAN, Luis Fernando Macorini, afirma que a síndrome metabólica está relacionada a diversas doenças e a prevenção é o melhor tratamento. “Prevenir o desenvolvimento de alguns quadros, tendo cuidados com a saúde, como ter uma alimentação balanceada, sem o excesso de carboidratos ou gorduras, a pessoa consegue prevenir esse quadro de síndrome e o risco de mortalidade em um futuro próximo. Ao invés de tratar a causa, você a previne”, menciona.

Perda de peso, prática de exercícios físicos, dieta saudável e abandono do cigarro podem ajudar. O estudante de Medicina Veterinária, Jairo de Souza Vieira Neto, tem 24 anos, recebeu orientações e realizou os exames rápidos na ação. Para ele, a atividade no Shopping contribui com a melhora da qualidade de vida. “Já que geralmente não temos uma alimentação muito boa, essas orientações nos estimulam a querer fazer um exercício físico, por exemplo, para futuramente não ter um problema de saúde mais grave”, ressalta.

Beatriz Morás, acadêmica do 7º semestre de Enfermagem, destaca a realização de checagem da oximetria, exame que mede a quantidade de oxigênio no sangue. “Realizamos este exame para ver se o paciente pode ter algum problema cerebral. Essa ação é muito importante, porque temos contato com a população e fazemos orientações, o que contribui com a saúde da comunidade. Além de podermos colocar em prática o nosso futuro profissional, o que fazemos com muito amor”, enfatiza.