Instituições começam a receber donativos arrecadados em Trote Solidário da UNIGRAN

Acadêmicos entregam donativos arrecadados em trote solidário para entidades de Dourados

Esse é o terceiro ano em que acadêmicos da UNIGRAN comemoram o ingresso na faculdade de forma diferente. Deixando de lado festas, badernas, muitas vezes até mesmo trotes agressivos, para praticar a solidariedade. O Trote Solidário surgiu a partir da necessidade de integração academia/sociedade, pela qual os estudantes pudessem além de interagir ente si, dialogar também com a comunidade.

“Nós dividimos a UNIGRAN em seis gerências e cada uma ficou responsável por arrecadar produtos para uma instituição, conseguimos vários produtos de higiene pessoal, limpeza, fraldas infantis e geriátricas e alimentos. É uma forma bonita, agradável de unir os acadêmicos com as entidades de Dourados”, afirma o professor Fábio Leite, coordenador da Pastoral Universitária.

Um dos primeiros locais que recebeu as doações foi o Lar do Idoso de Dourados. Com capacidade para atender 45 pessoas, assiste atualmente 38. Há 12 anos trabalhando com os idosos, a assistente social Sueli Rocha administra a casa de apoio há dois. Para ela, as doações são de extrema importância, uma vez que eles sobrevivem também da solidariedade, mas o carinho, o calor humano é fundamental.

“Nós trabalhamos com vidas, os jovens têm que ter consciência de que começamos a envelhecer a partir do momento que nascemos e se a vida seguir o ciclo natural, a velhice vai chegar. Então, o carinho que está por trás de cada sabonete, shampoo, hidratante, ou até mesmo fralda que nos foi doado, é também de uma valia sem igual”, relata Sueli, agradecida com a ação.

Para os universitários, uma oportunidade de convívio também fora do ambiente estudantil. “A partir do momento que nossa coordenadora falou sobre a campanha do trote solidário, todos nós da sala abraçamos a causa e fomos em busca de arrecadar os produtos solicitados. Poder ver o resultado do nosso empenho é emocionante”, salienta Lívia Penze, acadêmica do 1º semestre do curso de Estética e  Cosmética.

Os donativos arrecadados durante a campanha do trote solidário serão ainda distribuídos na Associação Pestalozzi, Lar Ebenézer, Lar Santa Rita, Rede Feminina de Combate ao Câncer e na Toca de Assis. Vale salientar que a Pastoral Universitária está de portas abertas para receber qualquer tipo de donativo durante todo o ano letivo e que entidades que queiram se cadastrar na Instituição basta ligar no (67) 3411 4161, falar com o Wesley Falavigna.