Acadêmicos de Ciências Contábeis se mobilizam em ação para informar contribuinte sobre IR

Projeto Declare Certo foi realizado no Shopping Avenida Center

Comunidade douradense recebe orientações sobre declaração de imposto de renda

Este é o último mês para o contribuinte realizar a declaração do Imposto de Renda, relativo ao exercício 2017/18, o prazo termina no dia 30 de abril. No Mato Grosso do Sul, o índice de declarações ainda é considerado baixo, em um total de 400 mil declarações esperadas, apenas 109.852 foram realizadas até agora, ou seja, apenas 27% dos contribuintes enviaram a declaração.

De acordo com o professor Sérgio Almir Wachter, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIGRAN, um dos principais motivos na demora em declarar o IR, são as dúvidas na hora de preencher o documento de declaração. Por isso, acadêmicos do 5º semestre e professores do curso realizaram no pátio central do shopping Avenida Center de Dourados, a segunda edição do Declare Certo.

“Esse é o segundo ano que promovemos essa ação com um plantão de dúvidas durante o final de semana, para instruir o cidadão com relação as mais variadas situações na hora de fazer a declaração do IR, além é claro, de proporcionar que os acadêmicos utilizem na prática o aprendizado da sala de aula”, afirma.

Morando há alguns meses em Dourados e por conta dos contratempos causados pela mudança, o vendedor Valdemar Pereira acabou esquecendo-se de reunir os documentos para concluir a declaração deste ano. Segundo ele, com a ação social foi fundamental para tirar algumas dúvidas que ainda existiam.

“Essa ação foi muito boa para tirar as dúvidas da população de um modo geral, agora eu vou mesmo é correr para providenciar todos os documentos necessários para declarar o quanto antes meu Imposto de Renda, já que o quanto antes eu declarar, tão logo recebo minha restituição”, diz.

Mãe de primeira viagem, Lara Gomes, que é professora de educação física, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com relação às vacinas que deu na filha, que nasceu há poucos meses e que fazem toda a diferença na hora de declarar.

“Eu dou todas as vacinas em clínica particular e tinha uma dúvida com relação aos recibos, se valeriam ou não na hora de declarar o imposto. Fui informada que infelizmente não valem, nem mesmo os de escolas de línguas, por exemplo, mas mesmo assim valeu a pena todas as informações”, finaliza.