Nutrição: acadêmicos do 5º semestre promovem treinamento de manipulação de alimentos

O treinamento que fez parte da disciplina de Gestão em Alimentação Coletiva foi ministrado por acadêmicos do 5º semestre de Nutrição da UNIGRAN. Na ocasião, comerciantes puderam aprender um pouco mais sobre a importância da manipulação de alimentos e, principalmente, receberam informações de como proceder na hora de produzir e comercializar os alimentos.

Um dos principais assuntos abordados durante a palestra foi, além de técnicas de cocção, conservação e congelamento de alimentos perecíveis e não perecíveis, a contaminação cruzada que acontece quando um alimento pronto é misturado a um cru.

“É muito importante mostrar para as pessoas que trabalham diretamente com alimentação, técnicas para melhorar a produção destes produtos que serão servidos para o consumidor e além das técnicas na hora de preparar a comida, temos que lembrar também da higienização que deve ser feita antes de tudo, como lavar bem as mãos, limpeza com as roupas e utensílios, tudo isso para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde”, afirma Lara Almeida, acadêmica de Nutrição e uma das palestrantes do treinamento.

Há 16 anos trabalhando com alimentação, a empresária Nadia Tolfo foi uma das participantes do treinamento. Ela e o esposo mantêm um estabelecimento que comercializa lanches em frente à UNIGRAN, e garantiu que a troca de experiência e debate sobre o manuseio dos alimentos foi de extrema importância.

“Sempre estou atenta aos cuidados ao manusear os alimentos que oferecemos não só aos nossos clientes, mas em casa também. Todo cuidado é pouco na hora de armazenar, produzir e servir os produtos alimentícios e todas as informações nos foi repassada de forma muito clara, com certeza foi um aprendizado e tanto”, diz.

Coordenado pela professora Danielly de Oliveira Santos, da disciplina de Gestão em Alimentação Coletiva, o treinamento foi uma atividade acadêmica com objetivo principal de levar para a prática a teoria aplicada durante as aulas. “Aqui neste treinamento o pessoal que trabalha com alimentação, principalmente ao redor da UNIGRAN terá ensinamentos sobre como proceder na confecção dos produtos, já que a exposição dos alimentos é bem maior nessa situação, nós vamos focar de forma objetiva as práticas de manipulação dos alimentos para eles conhecerem e trabalharem também a questão da higiene pessoal durante o trabalho, por exemplo, o que é muito importante”, finaliza.