Novos Integrantes da GM são avaliados por acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN

Após cinco meses do curso de formação, os acadêmicos da UNIGRAN realizarão nova avaliação física nos novos integrantes da GMD

Os acadêmicos do último ano de Educação Física da UNIGRAN, bacharelado, fizeram avaliação física no início do curso de formação da Guarda Municipal de Dourados. Foram avaliados 93 novos integrantes, entre homens e mulheres, da GMD. A parceria contribuiu para a atuação profissional dos estudantes na área da saúde.

As avaliações foram realizadas em parceria entre UNIGRAN e Guarda Municipal. A professora de Educação Física e supervisora de estágio, Luciara Severo, garante que essa parceria é importante para divulgar a atuação do profissional de educação física na área da saúde, pois os estudantes estão em fase de aprendizagem e podem simular o que irão vivenciar depois de formados no ambiente profissional.

“Toda vez que um indivíduo escolhe realizar uma atividade física ou alguma modalidade esportiva, ele deve fazer uma avaliação física, para evitar lesões, verificar o condicionamento físico, valências/qualidades físicas, como flexibilidade, força muscular. Este trabalho é inerente ao profissional de Educação Física”, menciona a professora.

Os novos concursados passaram por uma anamnese sobre o estado de saúde, índice de PAR-Q para verificar se têm alguma limitação, sinais vitais (pressão arterial, pesagem, estatura, Índice de Massa Corporal, riscos de alguma doença cardiovascular), teste de flexibilidade da região da lombar e da coxa, e ainda realizaram o teste de força abdominal.

Os dados coletados foram classificados pelos acadêmicos, sob orientação da professora Luciara, de acordo com sexo e idade. O coordenador pedagógico do curso de formação e inspetor da GMD, Jonecir dos Santos Ferreira, afirma que a ideia é obter dados para a equipe fazer um planejamento a partir dos resultados da bateria de exames.

“Fizemos essa avaliação antes de iniciar as atividades físicas do curso de formação, e, ao final, vamos fazer novamente. Sem essa parceria nós não conseguiríamos obter esses resultados. Pretendemos, a partir desses dados, fazer um relatório, assim, ao final do curso, vamos comparar os dados para ter uma ideia da evolução dos participantes, o que melhoraram ou o que precisam melhorar”, menciona Ferreira.

Conforme o inspetor da GMD a expectativa para o curso é muito boa. “Nunca foi formada uma turma com 93 integrantes, o máximo foi de 60. Eles irão nos auxiliar no serviço, pois o efetivo hoje está defasado, com um pessoal que passou em outro concurso, outros que aposentaram, etc. A ideia é reparar o efetivo e melhorar o serviço para a comunidade”, garante Jonecir dos Santos Ferreira.

Daniel Brunetto Cari, guarda municipal de 3ª classe, iniciou o curso de formação e fez as avaliações na área da saúde. Formado em História, Cari lecionou na rede pública estadual, mas quando passou no concurso esteve em preparação durante dois anos para poder entrar na academia.

“A minha expectativa em relação ao curso são as melhores. Este é um curso para preparar o guarda municipal para atuar e defender a comunidade, proteger os cidadãos. Então, o nosso objetivo é ter a melhor formação para oferecer o melhor serviço à sociedade douradense”, enfatiza Cari.

Para o acadêmico do 7º semestre de Educação Física, Magnelson Bonfim Reis, foi uma oportunidade de prática profissional na área da saúde. “Essa atividade vem a somar com os conhecimentos e conteúdos que estamos adquirindo tanto na teoria, quanto na prática das aulas na faculdade. Além de nos preparar para o futuro profissional, pois faremos diariamente avaliações físicas, treinamentos”, destaca.

Além disso, Reis comenta que é gratificante fazer parte da história do município. “Foi confiado à Instituição e a nós, acadêmicos, fazer este trabalho, com a supervisão dos professores. É algo muito bom para nossa profissão. Vejo que no futuro vai abrilhantar o nosso caminho em direção aos objetivos e rumos profissionais”, finaliza.