Acompanhamento nutricional em pacientes oncológicos é tema de Aula Magna na UNIGRAN

Palestra foi proferida pela nutricionista Maria Cláudia Bernardes Spexoto

De acordo com o Instituto do Câncer – Inca –, mais de oito milhões de pessoas morrem de câncer no mundo. Só em 2015, no Brasil, 223,4 mil pessoas morreram vítimas de algum tipo de câncer. Esta, que é dita como a doença do século XXI, tem causas variadas e exige um acompanhamento nutricional diferenciado durante o tratamento. Neste sentido, o curso de Nutrição da UNIGRAN realizou uma Aula Magna sob o tema “A importância e atuação do nutricionista no cuidado do paciente com câncer em tratamento clínico”.

A Aula, que deu início aos trabalhos acadêmicos para o ano letivo de 2018, foi proferida pela nutricionista Maria Cláudia Bernardes Spexoto, doutora em Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Durante a palestra, Maria Spexoto enfatizou: “é importante trazer para dentro das universidades, do meio acadêmico, cada vez mais estudos relacionados a alternativas para melhorar o tratamento nutricional do paciente oncológico, já que a medicação ministrada durante as quimioterapias, por exemplo, são fortes e a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos por esses pacientes acabam ficando comprometidas”.

A coordenadora de Nutrição, Aline Victório Faustino Onishi, afirma que o curso tem como meta preparar os futuros profissionais para um mercado de trabalho que é exigente e é importante trazer assuntos relevantes e atuais para serem debatidos. “No caso de pacientes oncológicos, por exemplo, que, por necessidade, precisa ter uma dieta diferenciada como parte auxiliar no tratamento, trouxemos a professora Maria Cláudia que tem uma vasta experiência na temática para tratar o assunto com os nossos estudantes”, menciona.

Na ocasião, a egressa Talita da Costa conversou com os calouros e veteranos sobre a recente aprovação em primeiro lugar na residência multiprofissional em Nutrição – Atenção Cardiovascular do Hospital Universitário – HU – de Dourados. “O que eu tenho a falar é: estudem com foco e dedicação durante os quatro anos de faculdade. Questionem, leiam livros, tirem dúvida. Nós temos ótimos professores para nos auxiliar a chegar onde queremos”, salienta.

O curso de Nutrição da UNIGRAN foi criado em 2002 e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005. Foi avaliado com nota 4 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e está na 15ª colocação nacional, de 324 universidades avaliadas, sendo o 1º do Mato Grosso do Sul. Para inscrições acesse: www.vestibularunigran.com.br.