Laboratório da UNIGRAN realizou mais de seis mil exames em 2017

Biomédicos formados na Instituição saem devidamente aptos a exercer a profissão

Alunos de Biomedicina desenvolvem suas habilidades profissionais utilizando equipamentos modernos e precisos

O curso de Biomedicina da UNIGRAN conta com um laboratório de análises clínicas capaz de realizar os mais diversos tipos de testes, dos mais triviais, como nível de glicemia no sangue até outros mais complexos, como o de sexagem fetal (no qual é possível distinguir o sexo da criança já na oitava semana de gestação). Essa infraestrutura apoiada por um corpo docente com vários mestres e doutores resulta em um conceito quatro na escala do MEC (Ministério da Educação), que vai de zero a cinco, o que posiciona o curso como o melhor do Centro-Oeste.

De acordo com Felipe Francisco Bittencourt Junior, coordenador do laboratório, o nível de profissionalismo e de abrangência da unidade resultam em um profissional devidamente apto a exercer todas as atribuições de um biomédico na área de análises clínicas. “A UNIGRAN entrega ao mercado de trabalho um profissional completo e treinado, totalmente capaz de desempenhar as atribuições em sua plenitude logo após concluir a graduação”, complementou.

Ainda conforme o coordenador, a formação não fica restrita a esfera técnica, envolvendo também a questão humana, já que os alunos lidam diariamente com atendimento ao público e com isso acumulam experiências e vivências nas mais diversas situações que naturalmente surgem no cotidiano desta função. Além do laboratório escola, existe também setores específicos para experimentos na área de bioquímica; hematologia; microbiologia; imunologia; entre outros, todos equipados com aparelhos avançados e precisos.

Contudo, a área de análises clínicas é apenas uma das muitas possibilidades de atuação deste amplo profissional, que também pode trabalhar no setor de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, sendo uma mão de obra com alta demanda dentro da indústria farmacológica. O controle de qualidade de produtos produzidos a partir de biotecnologia é outro ramo que está em plena expansão. Seus conhecimentos também podem ser úteis até na esfera de perícia criminal, ao auxiliar na elucidação de crimes realizando as analises dos diversos vestígios orgânicos que comumente são encontramos na cena.

É importante destacar que o biomédico possui outras oportunidades dentro da saúde, tais como: acupuntura; análise ambiental; análises bromatológicas; biomedicina estética; biofísica; biologia molecular; bioquímica; citologia; embriologia; genética; histologia; hematologia; imunologia; microbiologia; parasitologia; patologia; psicobiologia; sanitarista; saúde pública e toxicologia.
Mais informações a respeito do laboratório e também sobre o curso de Biomedicina podem ser obtidas através do telefone 67 3411-4136 e também pelo e-mail biomedicina@unigran.br.