Biomedicina da UNIGRAN aprova acadêmicos em mestrado

Curso colhe os frutos de uma formação de excelência já que aprovações em mestrados tem se tornado uma tradição

Maria Joelma Alves e Paulo Vitor Moreira são, agora, mestrandos da UFGD

Para este ano de 2018 a UNIGRAN e mais especificamente o curso de Biomedicina comemoram a aprovação de três alunos no mestrado de ciências da saúde. Ambos utilizaram a experiência dos projetos de iniciação científica oferecidos pela Instituição para subsidiarem o pré-projeto de mestrado na área de Ciências da Saúde na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Uma das aprovadas é a alagoana Maria Joelma Alves, que concluiu o curso no final de 2016. Ela conta que nos últimos semestres do curso o interesse pela pesquisa começou a surgir, em meados de 2016 chegou até a elaborar o pré-projeto, contudo, julgou que ainda não era o momento. Assim, no início de 2017 ingressou em uma pós-graduação latu sensu em hematologia e hemoterapia, a qual conclui em junho desde 2018.

A experiência adquirida durante a graduação e também no desenrolar da pós-graduação, contribuíram e deram ainda mais força para Maria retomar o plano do mestrado. Desta forma, o velho ditado de “quem planta colhe” fez jus a sua existência e a egressa foi aprovada no mestrado na área específica de ‘doenças crônicas e parasitárias’, tema este que sempre foi o preferido da alagoana durante os oito semestres do curso de biomedicina na UNIGRAN.

Quem também conquistou uma vaga no mestrado foi o Paulo Vitor Moreira, douradense de 22 anos, que terminou a faculdade no final de 2017. O biomédico passou no mestrado enquanto ainda cursava o último ano da faculdade e agora será mestrando Ciências da saúde, na área de farmacologia.

Paulo Vitor tem muito que comemorar. Sua conquista é mérito de sua dedicação, pois sua meta era o mestrado e ele conciliou com TCC e estágio, por exemplo. Trabalhou nas férias, feriados e todo o tempo que tinha livre para alcançar esse objetivo. Ele explica que contribuiu muito para esse feito o projeto de iniciação científica promovido pela UNIGRAN durante a graduação.

Ele acredita que isso foi de extrema importância para nortear o iniciante no universo das pesquisas. “Professores engajados e capacitados durante todo o curso também foram cruciais para nos tornar profissionais capazes de atingir nossos objetivos. É inspirador vermos que nossos professores atuam por paixão e não por obrigação”, destaca o formado. Sidney Mariano dos Santos, também formado no final de 2017, passou para o mestrado em Biologia Geral e Bioprospecção da UFGD.

O coordenador do curso de Biomedicina da UNIGRAN, Luís Fernando Marcorini, explica que o Paulo tinha o objetivo de se tornar de pesquisador desde o início da faculdade, enquanto Maria seguiu uma escalada no mercado de trabalho, mas sempre engajada. Isso porque o perfil da pesquisa é muito desenvolvido e incentivado através de diversos projetos de iniciação científica que desde os primeiros semestres já são introduzidos.

Isso porque a pesquisa requer doação. O profissional desenvolve seu trabalho para outras pessoas usufruírem, para melhorar a saúde, de maneira geral. O coordenador aponta que os projetos possibilitam bastante liberdade aos alunos, que através da orientação dos professores contribuem para que o acadêmico descubra e potencialize suas afinidades.
"Nosso curso tem um balanço que possibilita desenvolver no aluno as suas preferências e seus potencias, seja para a pesquisa ou o mercado. Dentro deste contexto vamos dando as oportunidades, os subsídios para que o aluno desenvolva esses perfis. Por isso é tradição nossa, todos os anos, aprovar alunos em mestrado", destaca o coordenador.

O curso de Biomedicina

Já consolidado e valorizado no mercado de trabalho, o curso de Biomedicina da UNIGRAN existe desde 2000 e é o melhor do Centro-Oeste, de acordo com as últimas avaliações do Ministério da Educação. O mesmo possui um conceito 4, em escala que vai de 1 a 5, e é considerado excelência de ensino, ocupando a 21ª posição no país.

A formação do biomédico é ampla, podendo atuar com diagnósticos, bromatogolia (análise de alimentos), reprodução humana e animal, biomedicina estética, análises clínicas, entre outras, que somam 35 áreas. Segundo Luis Fernando, identificar perfis é uma das virtudes do curso, o que contribui para o sucesso dos egressos.

A UNIGRAN possui laboratórios extremamente equipados, que compreendem todas as principais áreas de atuação do biomédico. O Laboratório de Análises Clínicas recebeu uma certificação do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ –, por exemplo. Obter o conceito de excelente significa ter um constante aprimoramento científico da equipe técnica, garantia da qualidade dos laudos, entre outros.

"É um orgulho muito grande para o curso esses resultados que estamos colhendo. Além dos aprovados em mestrados e concursos públicos, também assistimos o sucesso dos nossos egressos no mercado de trabalho. O que mostra que nossa nota no MEC não é apenas um número vago, mas o reflexo de uma qualidade comprovada", destaca o coordenador.

Vestibular

A UNIGRAN está com vestibular aberto para o curso de Biomedicina e os demais. As provas podem ser agendadas pelo www.vestibularunigran.com.br ou a inscrição pode ser feita com base na nota do Enem. As aulas começam dia 01 de fevereiro.

O Centro Universitário também é credenciado nos programas governamentais de incentivo e financiamento do ensino superior, como o Prouni (Programa Universidade para Todos); FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Vale Universidade do governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Outros benefícios são oferecidos através de convênios com empresas privadas e órgãos públicos; desconto para egressos; desconto família; Bolsa Estágio; Bolsa Indígena e vantagens especiais para estudantes que moram em outras cidades.

As provas são realizadas nas dependências da UNIGRAN, em Dourados, na Rua Balbina de Mattos, nº 2121, Jardim Universitário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3411-4194 e 99222-5948 (WhatsApp) e também pelo site www.vestibularunigran.com.br.

 

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC