Psicologia UNIGRAN realiza II Jornada de Análise do Comportamento de Mato Grosso do Sul

Acadêmicos e professores discutem sobre Análise do Comportamento e Neurociência

As Jornadas de Análise do Comportamento (popularmente, conhecidas como JACs) tem ganhado destaque nos últimos anos no Brasil, sendo realizadas em quase todos Estados do país. Em Mato Grosso do Sul, a I JAC foi realizada no ano de 2016. Nos dias 15 e 16 de dezembro de 2017, o Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) sediou a II Jornada de Análise do Comportamento de Mato Grosso do Sul.

O evento foi organizado por professores e acadêmicos do curso de Psicologia da UNIGRAN, e teve como propósito difundir a Análise do Comportamento, seu braço filosófico (Behaviorismo Radical), seu braço experimental (Análise Experimental do Comportamento) e seu braço aplicado (Análise Aplicada do Comportamento) entre estudantes e profissionais de Psicologia de Dourados e demais cidades de Mato Grosso do Sul. Além deste, objetivou-se discutir possibilidades de atuação para estudantes e profissionais de Psicologia em Análise do Comportamento.

Na sexta-feira (15/12), acadêmicos e professores das cidades de Campo Grande, Corumbá e Dourados, oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior, puderam ouvir e debater sobre os Desafios para Análise do Comportamento Brasileira no século XXI, tema da palestra de abertura, a qual foi proferida pelo Dr. Denis Roberto Zamignani, presidente, da Gestão 2015-2016, da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

No sábado (16/12), pela manhã, foram realizadas palestras sobre relações entre Neurociências e Análise do Comportamento, Análise do Comportamento Verbal na produção artística, as quais foram proferidas, por pesquisadores de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, respectivamente. (FOTOS 2 E 3) Ainda no período da manhã, foi realizada a mesa-redonda sobre atuações do Analista do Comportamento em Mato Grosso do Sul, da qual fizeram parte o professor Me. Marcos Roberto Carvalho Alves, da UNIGRAN, e a professora Ma. Marina Castana Fenner, da UNIGRAN CAPITAL.

No período vespertino de sábado, acadêmicos e professores acompanharam uma discussão sobre O Feminismo pela perspectiva da Análise do Comportamento, a qual foi conduzida por Marcela de Oliveira Ortolan, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenadora do Projeto ABPMC Comunidade, da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, e integrante do Coletivo Marias & Amélias de Mulheres Analistas do Comportamento.

16 trabalhos, sendo quatro da UNIGRAN, foram apresentados em forma de pôster científico. Os trabalhos foram realizados por acadêmicas dos segundo, sexto e oitavo semestres do curso de Psicologia, e foram realizadas com o auxílio dos professores Dr. Felipe Maciel dos Santos Souza e Me. Marcos Roberto Alves de Carvalho. Para completar as atividades da tarde, foi realizada uma mesa-redonda que discutiu sobre o uso do laboratório de Análise do Comportamento, e foi coordenada pelo professor Dr. Felipe Souza. (FOTO 6)

Ao término do evento, foi realizada uma homenagem para o professor Dr. Lucas Ferraz Córdova, em reconhecimento pelo seu papel na institucionalização da Análise do Comportamento em Mato Grosso do Sul.