Estudantes divulgam pesquisas acadêmicas na área agrícola em Dia de Campo

Agronomia e Produção Agrícola da UNIGRAN realizam II Dia de Campo Agrotec

Cada grupo desenvolveu uma pesquisa dentro das disciplinas

Os acadêmicos de Agronomia e Produção Agrícola da UNIGRAN organizaram o 2° Dia de Campo Agrotec. O evento que contou com a participação de, aproximadamente, 380 inscritos, entre acadêmicos e comunidade em geral, foi uma oportunidade para os estudantes exporem suas pesquisas e ter contato com a prática profissional.

O Dia de Campo Agrotec é um evento interdisciplinar anual que tem como objetivo integrar os conceitos teóricos das disciplinas de Melhoramento Vegetal, Grandes Culturas e Fertilidade do Solo com Aplicações Práticas, além de possibilitar a apresentação de projetos de sustentabilidade.

A coordenadora de Agronomia, Mariana Zampar Toledo, afirma que este é o momento de maior envolvimento dos alunos em atividades práticas. “Há a integração do que é aprendido em sala de aula com o que tem que ser desenvolvido no campo”, confirma. O dia de Campo promover ainda, a interdisciplinaridade. “Nós precisamos que os estudantes entendam que tudo no curso está interligado. Então temos as disciplinas de culturas relacionadas às disciplinas de melhoramentos, a de fertilidade do solo, de química, todas dentro do contexto agrícola”, menciona.

Dentro da disciplina de Melhoramento Vegetal os alunos cultivaram diferentes materiais genéticos da mesma espécie para mostrar que o melhoramento genético atua na diferenciação dos produtos que temos hoje. “Se hoje tem uma melancia com um formato diferente do que estávamos acostumados, isso é efeito do melhoramento”, explica Mariana Zampar.

A professora ainda cita que na disciplina de Grandes Culturas foi realizada uma demonstração de algumas espécies que são usadas como adubo verde e algumas espécies de cultura de inverno e, dentro da disciplina de fertilidade, o intuito foi desenvolver Risotrons, que são maneiras de visualizar o desenvolvimento radicular em diferentes condições de cultivo, com solos com pH mais baixo, mais alto, mais corrigido, com gesso. Dentro da área de Química o objetivo foi estudar um processo como um minhocário, uma compostagem, uma destilação de etanol, explicando como a química está envolvida nestes processos.

Mateus Luiz Secretti, coordenador de Produção Agrícola, garante que este tipo de trabalho traz à comunidade acadêmica a importância da pesquisa e a evolução dos testes na área agrícola. “Estamos em um momento em que temos um aumento da população extremamente acelerado e exige uma busca cada vez maior de alimento e com maior qualidade. Esse tipo de trabalho serve para mostrarmos para a sociedade acadêmica e a sociedade em geral a importância dessas pesquisas na busca de melhorias na qualidade da agricultura”, destaca.

O grupo da acadêmica do 2º semestre de Agronomia, Mileny Mendes Wolf, apresentou o projeto “Extrato de alho como defensivo orgânico”. A abordagem da pesquisa objetivou extrair do alho a ‘alicina’ que é usada como inseticida orgânico. “A ideia foi aplicarmos nas plantas sem nenhum tipo de reação química que venha a agredir o meio ambiente. Colocarmos em prática o que aprendemos em sala, a realidade é diferente no campo, aqui podemos ter a vivência e aprender como podemos atuar e trabalhar. Nesses dias de campo nós vamos aplicando os conhecimentos, tendo experiências e confiança na qualidade do trabalho que podemos entregar à sociedade”, ressalta Mileny Wolf.

Marilice da Silva Leme Antunes visitou o Dia de Campo. Como o pai é agricultor, a agente comercial tem interesse em ingressar no curso para ajuda-lo no trabalho. “Vim para conhecer e aprender um pouco sobre a profissão, ver se realmente é isso que eu quero. Os acadêmicos me deram explicações muito interessantes, notamos a preparação e o domínio sobre o assunto que eles estão falando, são trabalhos bem completos, com bastante conteúdo”, considera.

Além de mostrar as pesquisas realizadas, o Dia de Campo Agrotec recolheu alimentos não perecíveis como inscrição para serem revertidos em doações.