Comunidade da Escola Caic recebe cartilhas e orientações sobre práticas alimentares saudáveis

Atividade foi desenvolvida por acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN

Acadêmicas de Nutrição orientam crianças sobre alimentação saudável em diferentes faixas etárias

Os acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN levaram muita informação durante o Circuito Interdisciplinar Cultural, realizado na Escola Municipal Neil Fioravanti, o Caic. Na ação, os futuros nutricionistas distribuíram cartilhas produzidas em sala de aula com orientações sobre práticas alimentares saudáveis para as crianças, adolescentes, pais de alunos e professores da escola.

As cartilhas orientativas foram produzidas na disciplina “Nutrição da Infância ao Idoso”, sob a coordenação da professora Juliana Barros de Almeida. Os materiais apresentam os diferentes ciclos da vida separados em quatro categorias com público-alvo específico: alimentação complementar, com crianças de 6 meses a 2 anos; pré-escolar, com idade de 2 a 6 anos; escolar, de 7 a 10 anos, e adolescentes, de 10 a 19 anos.

“Desde a elaboração do projeto já havia o objetivo de encerrá-lo possibilitando a aplicação na comunidade do material elaborado (cartilhas) e, assim, estreitar o abismo existente entre os conhecimentos adquiridos em sala de aula e sua aplicabilidade, expondo os acadêmicos à situação prática e beneficiando a comunidade com trabalho de educação nutricional”, menciona a professora.

Juliana Barros comenta que a vivência do acadêmico no trabalho de educação nutricional é importante no sentido de que há carência de informação de qualidade sobre alimentação e em linguagem acessível, pois há particularidades existentes em cada “faixa etária”, o que exige uma linguagem adequada e focada. “A vivência prática é enriquecedora no processo de ensino/aprendizagem e permite ao acadêmico sentir-se mais confiante para execução de outras atividades práticas”, ressalta.

Para Letícia Aline Santos Batista, acadêmica do 6º semestre de Nutrição, o contato com a criança e ter esta experiência antes da formação, é essencial e gratificante. “Precisamos ter o conhecimento do conteúdo, mas também como aplicá-lo”, afirma.

O grupo da estudante trabalhou a faixa etária pré-escolar, idade de 2 a 6 anos, com a cartilha “Os Alimentos Superpoderosos”. “O material é uma ilustração dos alimentos que são mais importantes para esta faixa etária, as crianças nesta idade estão iniciando a leitura, têm algumas dificuldades de compreensão. Nós ilustramos através de uma história em quadrinhos dando ênfase no leite, no brócolis, alimentos que são ricos em ferro para dar mais força, cálcio, vitamina A e C que ajudam no sistema imunológico, frutas para dar energia e carboidrato”,

A cartilha destinada ao público na fase da adolescência abordou os nutrientes que devem ser consumidos em maior quantidade nesta idade. Anny Caroline Ferreira Gomes da Silva, 11 anos, é aluna do 5º ano no Caic e aprovou as orientações recebidas. “Eu aprendi que a gente tem que ter uma alimentação saudável e não pode consumir muitos doces. Achei legal ter essas informações, porque eu como muito doce, agora vou comer mais frutas”, garante.

O Circuito uniu atividades de todas as áreas do conhecimento. Sônia Vasconcelos, diretora-adjunta da Escola Caic revela que houve a necessidade de desenvolver um projeto interdisciplinar e cultural. "O aluno está inserido em um espaço histórico, geográfico, simbólico e numérico, na escola as disciplinas são separadas e o circuito tem o intuito de integrar essas disciplinas. Fazer com que o aluno goste de todas as disciplinas de forma prazerosa”, enfatiza.

As atividades dinâmicas e lúdicas expuseram as metodologias de trabalho das áreas. “Tivemos a Matemática com jogos interativos, a contação de histórias em Língua Portuguesa, na área da Biologia, na área da Saúde contamos a parceria da UNIGRAN com os alunos da Nutrição, agradecemos pela importante colaboração”, finaliza Sônia Vasconcelos.