Acadêmicos de Engenharia são responsáveis pela construção da sede do Clube de Imprensa de Dourados

Estudantes de Engenharia Civil da UNIGRAN visitam obra da sede campestre do CID

Fundado em 1979, o CID – Clube de Imprensa de Dourados firmou uma parceria com estudantes de Engenharia Civil da UNIGRAN, em que os acadêmicos estão cuidando de toda a projeção da obra e construção do barracão situado na sede campestre do Clube.

Duas turmas participaram do projeto, os 7º e 8º semestres, coordenados pelos professores Rubens Di Dio, que assina a responsabilidade técnica da obra e Wolmer Campagnoli, que ministra a disciplina de Materiais de Construção.

Inicialmente foram feitos no local, por uma das turmas, o nivelamento, projeto de corte, detalhes da locação do terreno, além do projeto executivo e parte da regularização das obras. Já outras etapas, como projeto executivo e parte da regularização da obra, além do detalhamento de estrutura interna, foi realizado por outra equipe de alunos.

“É importante poder proporcionar para os acadêmicos esse tipo de atividade extra faculdade, para que eles tenham, acima de tudo, base de como é o mercado de trabalho, a vida fora dos muros da universidade”, diz o professor Wolmer Campagnoli.
Presidente do CID, o repórter fotográfico Hedio Fazan, considera que a parceria com a UNIGRAN foi primordial na conclusão deste sonho, que é a sede campestre do Clube de Imprensa de Dourados. O local onde está situada a sede campestre possui mil metros quadrados de área e é afastada da área residencial da cidade, fica à margem esquerda da rodovia que liga a cidade ao DID – Distrito Industrial de Dourados.

“No local teremos um amplo salão de festas, quadras poliesportivas, de areia, um lago artificial para criação de peixes, quiosques, dois campos de futebol suíço, além de piscinas para adultos e crianças e playground. Tudo isso é possível por conta dessa parceria firmada com o curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, sou muito grato e em nome da diretoria do CID, agradeço ao professor Rubens Di Dio por todo apoio, sempre”, comemora Fazan.

São 250 metros quadrados de construção e ainda vão ser feitas as obras complementares que devem dar mais 80 metros. O objetivo principal da universidade é também inserir o acadêmico no contexto social. “Esse projeto nos foi repassado ano passado, uma vez que a turma que o iniciou já se formou e nós estamos dando continuidade. O projeto arquitetônico já estava pronto e nós ficamos responsáveis pela topografia e regularização do terreno, para assim dar início a obra do barracão”, menciona o estudante Pedro Henrique Lara de Souza.

Pedro de Souza ainda salienta que gerir projetos como esse une não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade de uma forma mais ampla, além de já poder colocar na prática o que se aprende dentro da instituição de ensino.