Acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGRAN são premiados com projeto sobre energia eólica

Estudantes, sob a orientação do professor Wilson, desenvolveram projeto inovador

Produção de energia limpa, sustentável, em que o elo entre a economia e os benefícios ao meio ambiente se unem: é assim que funciona a energia eólica, que é produzida através de um aerogerador e que transforma o vento captado em eletricidade. Na turbina eólica, pás são movimentadas pela força do vento que transmite essa rotação para um gerador que converte a energia mecânica em elétrica.

Interessados no propósito de captação desse tipo de energia, um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN se uniu e desenvolveu um projeto inovador, produzindo um aerogerador com materiais alternativos e recicláveis. Foi assim que surgiu a ideia do projeto “Turbina Eólica de Eixo Vertical”, inscrito na III Feira de Ciências e Engenharias – FECEN – da UFGD, trabalho desenvolvido pelos alunos Julio Hikaru Kumori e Renan Martinez, ambos do 4º semestre e Pablo Manfré, que cursa o 8º semestre, orientados pelo professor Wilson Passos.

Foram selecionados para participar da FECEN 43 estudantes de várias instituições. O projeto do protótipo de turbina eólica dos acadêmicos da UNIGRAN ganhou como melhor trabalho da Feira na categoria ‘Projeto de Graduação’.

De acordo com o Julio Kumori, idealizador do projeto, várias pesquisas foram feitas sobre os modelos de turbinas, hélices e pás, a ideia era escolher a que melhor se adequasse ao clima de Dourados. “Depois de um tempo de estudo e pesquisas teóricas escolhemos o modelo ‘Savonius’ que é com pás, além disso, para desenvolver o projeto utilizamos materiais de resto de obras, como canos de pvc e também latinhas de alumínio e bambu”, disse. Ainda segundo o acadêmico, o tempo total para desenvolver o projeto foi de seis meses entre pesquisa e produção do protótipo.

A ideia principal não é armazenar energia através da captação eólica, mas reduzir o consumo de energia gerada por meio das usinas hidroelétricas. Dessa forma, a economia em residências, comércios e indústrias seria bem maior. “Temos que ter ideia de que esse projeto não vai ser uma fonte de energia principal, mas complementar, como a energia solar, a termoelétrica, além de serem limpas, pois não agridem o meio ambiente ao serem geradas”, disse Pablo Mafré.

A intenção a partir desse projeto é tornar toda a unidade “Cantão do Bosque”, que é o bloco das Engenharias da UNIGRAN, sustentável, conforme explica o professor Wilson Passos. “Nós queremos construir uma turbina em tamanho real para o ‘Cantão’ e temos ainda a ideia de torná-lo 90% sustentável. Queremos então montar uma turbina eólica em tamanho real que contribua para manutenção de energia do prédio. Porque não adianta também só desenvolver tecnologia e não aplicá-la”, finaliza.