Acadêmicos da UNIGRAN promovem primeiro casamento no Lar do Idoso

Cerimônia movimentou a instituição e levou muita alegria e esperança aos internos

Em 63 anos de história é a primeira vez que os internos do Lar do Idoso participam de uma cerimônia de casamento dentro da instituição. Na última quarta-feira presenciaram a união de Vicente Pereira Leme, 78 anos e Maria do Carmo, 59. O evento levou muita alegria e descontração aos 38 idosos que residem no local, assim como aos funcionários e demais colaboradores.

Natural de Marília-SP, seo Vicente reside no Mato Grosso do Sul desde meados dos anos 70, era divorciado e tem uma filha. Durante boa parte da vida trabalhou com a pecuária, mas também atuou como caminheiro e já foi até toureiro em um circo. Mora no lar há sete anos, é um homem bastante ativo e gosta muito de ler. Como não consegue ficar sem trabalhar, foi voluntário dentro do próprio Lar do Idoso, onde assumiu algumas funções administrativas.

Já dona Maria é paranaense de Indianópolis, também divorciada, não reside no Lar, mas mora em Dourados desde 1999, é mãe de três filhos e trabalha como costureira. Ela conta que se casou pela primeira vez ainda muito nova, aos 16 anos, mas que à época, em virtude de questões financeiras, não houve nenhuma comemoração. “No meu primeiro casamento apenas fomos ao cartório e depois para casa, não teve festa. Mas agora, com quase 60 anos consegui realizar o sonho de viver esse momento. Dessa vez teve a cerimônia na igreja, vestida de noiva, maquiada e ainda vou ter um álbum com todas as fotos e noite de núpcias”, relatou emocionada.

Eles se conheceram há aproximadamente três anos, na igreja que frequentam, Assembleia de Belém, porém, conforme relatou seo Vicente o namoro só começou a surgir no início de maio desse ano. Cristãos, evangélicos, ambos dedicam essa conquista a Deus que, segundo eles, colocou um no caminho no outro e intercedeu por esta união.

Colaboração

Todo este acontecimento, com a devida pompa e divulgação que merece, só foi possível graças a um grupo de quatro acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN, que atualmente prestam assessoria ao Lar como parte das atividades da disciplina de Projeto Experimental. Júnior Santos, Jady Mota, Rafaela Pacheco e Márcio Capetta explicaram a reportagem que viram na ocasião do casamento uma excelente oportunidade para promover o Lar do Idoso, que muitas vezes é visto pela sociedade como um local triste, que nada mais é do que a última parada. Contudo, a união de Vicente e Maria provou mais uma vez que o senso comum estava equivocado e que a instituição também pode proporcionar uma nova esperança e uma nova vida aos internos.

Os futuros publicitários cuidaram dos mínimos detalhes do evento e buscaram apoiadores para todos os processos que envolvem um casamento, tais como: vestido e maquiagem da noiva; making of e álbum de fotos; suíte para noite de núpcias, além da extensa divulgação do casório, que deu o que falar nas mídias sociais com muitas curtidas e compartilhamentos.

A jovem Rafaela Pacheco conta que encheu os olhos de lágrimas e sentiu que tinham cumprido o dever quando ouviu o breve, porém emocionante relato de uma das internas: “No meio do casamento uma senhora olhou para mim e disse que em muitas décadas a capela do Lar do Idoso só foi palco de cerimônias tristes, de despedida, quando algum interno morria, mas que agora protagonizou um evento feliz que representou não o fim, mas uma nova vida para um idoso”, contou.

O casamento foi apenas a primeira tarefa dos acadêmicos, agora eles irão produzir uma websérie de quatro episódios, contando um pouco do cotidiano do Lar e também a história de alguns internos. Além de divulgação e eventos, o grupo também tem como missão angariar fundos e conseguir mão de obra para a reforma do telhado, que está em péssimas condições.

O Lar

Desde 1954 o Lar do Idoso funciona no mesmo local, na rua Major Capilé, 3467, no Jardim Central em Dourados, atrás do Colégio Menodora. De acordo com o gerente administrativo André Luiz Barbosa, à frente da instituição há quase dois anos, o espaço inicialmente surgiu da necessidade de muitos viajantes da época, que vinham à Dourados muitas vezes a cavalo e precisavam de um lugar para ficar, dada a impossibilidade de ir e voltar no mesmo dia.

Barbosa conta que atualmente moram no Lar 38 idosos, que encontraram no local um ambiente que pode lhes proporcionar conforto, saúde e alegria. “A instituição já passou por muitas dificuldades, mas felizmente hoje a situação melhorou, mas ainda há muito que fazer. A nossa nova prioridade é conseguir reformar o telhado, que precisa ser totalmente substituído, pois trata-se de uma construção muita antiga que nunca recebeu uma reforma. Já fizemos orçamentos e estamos em busca de colaboradores para nos ajudar nessa missão, pois infelizmente não temos recursos para arcar com essa obra”, relatou.

O administrador também explica que os idosos não possuem apenas necessidades materiais, como roupas, comida e remédios, muitas vezes o que eles querem é apenas um amigo, alguém para conversar. Por isso, o Lar está sempre de portas abertas a quem possa dedicar um pouco do seu tempo a estes cidadãos da melhor idade.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3424-5859 e também pelo e-mail lar_idoso@hotmail.com. Doações podem ser depositadas nas duas contas da instituição, sendo elas: Banco do Brasil (agência 0391-3, c/c 78.030-8) e Santander (agência 4521, c/c 13000155-3).