Acadêmicos da UNIGRAN apresentam pesquisas em Congresso Brasileiro de Agronomia

Congresso Brasileiro de Agronomia foi realizado em Fortaleza (CE)

A 30ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia – CBA, organizado pela Confederação de Engenheiros Agrônomos – Confaeab, foi realizada em Fortaleza (CE). Os acadêmicos Malena May e Alexandre Carniel, ambos do 8º semestre de Agronomia da UNIGRAN, estiveram presentes no evento para apresentar trabalhos científicos.

Na ocasião foram apresentados seis pesquisas, dentro dos temas: “Solo com ênfase em Plantio Direto e Agricultura de Precisão” e “Produção Vegetal: Milho e Cana de Açúcar”.

Mateus Secretti, coordenador do curso de Agronomia, que também apresentou uma pesquisa cientifica durante o Congresso, afirma que a troca de informações entre estudantes e profissionais é de extrema importância e eventos como esse favorece o ensino. “Esse Congresso acontece todos os anos e é um dos mais importantes na área da Agronomia e esse tipo de atividade agrega valor, além é claro, da difusão de conhecimentos. Levamos informações e trazemos informações para dentro da Instituição”, menciona.

Essa foi a primeira vez que Malena May participou de um congresso apresentando um trabalho científico. Para ela, a troca de experiência entre estudantes de outras regiões do Brasil é de grande valia. “Esse intercâmbio é muito legal porque agregamos valores, temos contato com pessoas de vários locais, com realidades diferentes das nossas, trazendo novidades para o dia a dia no campo. Nós apresentamos, na ocasião, um trabalho sobre a cana-de-açúcar e no Ceará o plantio e a colheita de cana não é mecânica é toda feita de forma manual, diferente aqui do nosso eEstado”, diz.

Já o acadêmico Alexandre Carniel reitera a bagagem de informações trazidas do CBA e aproveita para salientar que, após o evento, ideias novas de pesquisas acabam surgindo, fomentando ainda mais a importância de ir em busca de mais conhecimento.

“Muitos trabalhos apresentados eram bem parecidos e isso acabou nos mostrando que todas as regiões do País estão preocupadas com uma situação em comum, como a lagarta do cartucho no milho. Uma estudante de Goiás, ao parar em nosso banner explicativo disse que o trabalho dela era bem parecido com o nosso, porém era uma praga da cultura de algodão, então as preocupações são parecidas e isso é interessante de se mostrar”, ressalta Carniel.