“O fortalecimento da advocacia vem através da independência e do respeito”, afirma Dr. Odilon Oliveira durante palestra

Juiz Federal, Dr. Odilon de Oliveira, palestrante do terceiro dia da XXXVII Semana Jurídica da UNIGRAN

“A advocacia tem que ter independência e o fortalecimento dela vem através da independência e do respeito”, com essa afirmativa, o juiz federal Dr. Odilon Oliveira, iniciou a terceira noite da XXXVIII Semana Jurídica da UNIGRAN. Com o tema “Fortalecimento da advocacia e temas correlatos”, acadêmicos do curso de Direito escutaram atentos os ensinamentos do magistrado.

Para ele, que é um dos principais nomes do país, a advocacia é indispensável para a administração da Justiça. De um lado a advocacia representa o interesse de uma pessoa que é acusada, por outro lado, o da sociedade, o Ministério Público é quem representa. Logo, os maiores interessados na demanda são a defesa e o Ministério Público.

A Justiça, segundo Oliveira é interessada apenas na administração do processo. “Temos que fortalecer cada vez mais a advocacia, visto que, se tivermos uma advocacia fraca, nós não vamos conseguir ter uma ampla defesa e o princípio constitucional da ampla defesa fica prejudicado e, por isso, digo que a advocacia precisa ter essa independência que vem através do respeito rigoroso”, exalta.

Ainda segundo o juiz federal, a advocacia é indispensável para a administração da Justiça. “É necessário que, o próprio Poder Judiciário transfira para o advogado determinadas funções, como por exemplo, crimes de pequeno potencial ofensivo. Estes deveriam ficar, segundo meu pensamento, a cargo do Ministério Público e do próprio advogado. Nesse caso o juiz atuaria apenas para homologar os acordos feitos fora da própria justiça”, conclui.

Outro fator, também abordado pelo Dr. Odilon, foi quanto à questão ética dentro da atividade da advocacia. Segundo ele, a independência dentro do cenário, tem que andar de mãos dadas com a “irmã gêmea”, que é a ética. “O advogado não tem que mover sua mão sem que seja através da ética. Ela é muito interessante para o fortalecimento, para que o advogado tenha respeito, admiração da sociedade e de seus clientes”, salienta.

Questionado sobre o mercado de trabalho para os futuros advogados, Oliveira é taxativo: “atualmente, o mercado de trabalho não está bem, porque o Brasil está atravessando uma crise muito grande, agora, a advocacia, promete muito. Esse ramo de atividade promete bastante, mesmo porque não existe um leque maior do que o da advocacia, do que para as pessoas formadas em Direito, tanto no serviço público como na atividade particular”, enfatiza.

Dr. Odilon de Oliveira, inclusive, propôs que diversas atividades e cargos do Poder Judiciário sejam preenchidos exclusivamente por bacharéis em Direito. “Existem muitos cargos, como chefes de setor, de sessões, que têm que ser bacharéis em Direito. Isso facilita até o relacionamento com a própria advocacia, então eu vejo com bons olhos, o futuro para os novos advogados”, finaliza.