Curso de Psicologia traz para debate o documentário ‘Martírio’

Acadêmicos, professores e egressos participam de evento em comemoração ao Dia do Psicólogo

O curso de Psicologia da UNIGRAN realizou um evento alusivo ao Dia do Psicólogo, comemorado anualmente em 27 de agosto. Professores, acadêmicos e egressos se reuniram para assistir e debater o documentário ‘Martírio’, filmado na região da Grande Dourados, o qual retrata a realidade da comunidade indígena e sua luta pela terra.

O evento faz parte do Projeto de Extensão ‘Diálogos’, coordenado pela professora Maria Helena Touro Beluque. As convidadas para a mesa de debate foram a professora Simone Becker (UFGD) e a aluna do curso de Psicologia, Lilian Godoi, ambas discursaram sobre a questão da invisibilidade e marginalidade desses que sempre povoaram a região e de sua resistência diante da realidade que vivenciam cotidianamente.

A coordenadora do curso, Ticiana Silva, destaca que a Psicologia tem uma responsabilidade social. “A questão indígena é uma realidade que não quer calar e, abrir espaço para essa discussão, é possibilitar a escuta do que eles têm a dizer sobre o que lhes indignam e, acima de tudo, buscar através do diálogo, caminhos possíveis para uma convivência menos ameaçadora com a sociedade, podendo preservar seu modo de vida, coabitando e circulando nos mesmos espaços”, ressalta.

O documentário ′′Martírio′′ contextualiza lutas históricas dos Guarani-Caiowáa. Premiado no Festival de Brasília 2016, filme do veterano cineasta Vincent Carelli retrata violência e das mortes sofridas por índios.