Campanha Setembro Amarelo terá Ciclo de Palestras na UNIGRAN

Pelo terceiro ano consecutivo o curso de Psicologia da UNIGRAN realiza atividades no Setembro Amarelo

O curso de Psicologia da UNIGRAN realiza neste mês um ciclo de palestras da Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, 04/09, às 19h10, com a temática “Suicídio e Luto”, no anfiteatro bloco 1 da Instituição. Haverá mais palestras no dia 29/09, às 8h, sobre “Suicídio e Religião” e às 19h10, que abordará “Suicídio na Adolescência e Pessoas LGBTI”, e ainda, a I Mostra Fotográfica “Dor na Pele”. Durante todo o mês serão realizadas diferentes atividades, nos dias 02 e 30 de setembro haverá sensibilização na Praça Antônio João.

A proposta é chamar a atenção dos acadêmicos e da comunidade para a importância da prevenção ao suicídio. O Brasil é um país com índices baixos – seis casos por 100 mil habitantes, contra 12 da média mundial –, mas vive um momento delicado. Enquanto os índices têm caído na maioria dos países, as taxas brasileiras avançam. Entre 2002 e 2012, o número de casos subiu 34%. Entre adolescentes de 10 a 14 anos, o aumento chegou a 40%, de acordo com o último levantamento do Mapa da Violência.

A coordenadora do Projeto, professora de Psicologia na UNIGRAN, Rosemeire Pereira Souza Martins, ressalta que o foco do Setembro Amarelo é a prevenção e a promoção à vida. “Esse projeto surgiu de uma iniciativa de acadêmicos, começou em 2015, cheio de balões amarelos. Amarelo é atenção, tem alguma coisa aí que precisamos falar, começamos as panfletagens e, no outro ano, tomou um novo corpo que foi fazer as palestras, teve uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, foi criado o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio (11/09), entre outras atividades”, menciona.

Dentre as ações do Projeto, a UNIGRAN realizou, neste ano, pela primeira vez no país, o Curso de Prevenção ao Suicídio, que teve início em maio e foi encerrado em agosto. “No dia 4 de setembro faremos a entrega dos certificados. É um projeto onde a UNIGRAN está à frente em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e é importante destacar que é o primeiro curso de prevenção ao suicídio do Brasil, começou em Campo Grande e agora veio para o interior do estado”, destaca Rosemeire.

Confira a programação completa:

• 01 a 30/09 – Ministério Público Estadual, Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, Universidades, Escolas Estaduais e Municipais, UPA, Hospital da Vida e postos de saúde estarão com iluminação e balões amarelos, panfletos explicativos sobre a campanha;
• 02/09 – Atividade de aferir pressão, teste de glicemia e explanação sobre a Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida com acadêmicos de Psicologia e Saúde na Praça Antônio João das 9h às 12h;
• 04/09 – Palestra no anfiteatro do bloco 1 na UNIGRAN, às 19h10 – “Luto e Perdas”, com a psicóloga e jornalista Claudia Malfatt, “Luto na Infância” com a oncopediatra Dra. Rafaela Siufi, mediador da mesa professor e capelão hospitalar Edilson dos Reis, 1ª Mostra Fotográfica – “Dor na Pele” – organizada pela jornalista Sarah Gonçalves e o publicitário Murillo Alencar, lançamento do livro "Abusos - Laminas - A depressão" Rafael Alencar;
• 07/09 – Desfile na avenida Marcelino Pires;
• 29/09 – Mesa de debate no anfiteatro do bloco 1 na UNIGRAN, às 8h, com líderes religiosos e mediador da mesa o Prof. Mc. Fábio Leite;
• 29/09 – Palestra no anfiteatro do bloco 1 na UNIGRAN às 19h10 – “Suicídio na adolescência” com a Prof.ª Mª Priscila Pesqueira e palestra “Suicídio e pessoas LGBTI” com o Prof. Mc Marcos Roberto Carvalho;
• 30/09 – Encerramento com atividade na Praça Antônio João e explanação sobre a Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida com acadêmicos de Psicologia e Saúde e passagem da Campanha Setembro Amarelo para a Campanha Outubro Rosa.

A inscrição para o Ciclo de Palestras e das atividades é gratuita. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso de Psicologia da UNIGRAN, que fica no bloco 3 da Instituição ou pelo telefone (67) 3411-4109.