Medicina Veterinária da UNIGRAN abre Semana Científica debatendo “Saúde Única”

Presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, ministra palestra na UNIGRAN

A discussão sobre saúde animal saiu dos consultórios veterinários e é um tema que está cada vez mais sendo abordado, não só por profissionais da área, mas pela população de um modo geral. Partindo deste princípio, o curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN abriu o ciclo de palestras da XI Semana Científica, que aborda a temática “One Health – Saúde Única”. O conceito que é novo, fundado recentemente, tem adquirido cada vez mais adeptos.

O convidado para a abertura, foi o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul – CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, que explanou sobre o papel do médico veterinário dentro da Saúde Única.

“Profissionais de diversas áreas convergem buscando o bem-estar de nossa sociedade, nossa espécie, procurando melhorar a vida das pessoas e esse é o centro da ‘Saúde Única’: melhorar a vida das pessoas. Esse conceito é a união dos conhecimentos da medicina veterinária com relação aos animais, da medicina humana com relação à espécie humana e todos nós juntos, reconhecendo o ambiente em que nós vivemos”, afirma Neto.

É tudo um ciclo. Animal saudável, humanidade saudável. Cuidar do bem-estar animal para gerir melhor qualidade de vida. Um animal bem cuidado no pasto, por exemplo, é uma produção que não vai apresentar nenhum tipo de zoonose, ou seja, proporcionando a qualidade da proteína que será servida no almoço ou jantar.

Ainda de acordo com Neto, se não houver esse ciclo, teremos consequências imediatas em nossa saúde. “Eu insisto, o ser humano, para viver, ele precisa se alimentar de proteína animal, leite, ovos, carne, além disso, ele precisa ter animais de companhia e, nesta relação, ambos precisam estar saudáveis. Precisamos cuidar dos animais visando a saúde humana”, enfatiza.

Para Thiago Fraga, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN, é impossível discutir a saúde animal e humana, sem falar sobre questões do meio onde os seres estão inseridos. “Criada com o objetivo de prevenir e curar doenças dos animais, a Medicina Veterinária tem sempre como objetivo principal o serviço à humanidade, criando um elo entre o animal, o humano e o ambiental”, frisa.